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Varejo Multiexperience: o varejo conectado para melhorar a experiência

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Varejo Multiexperience: o varejo conectado para melhorar a experiência

A tecnologia tem se mostrado cada vez mais presente na vida de empresas e consumidores. Isso, dentre entre outras coisas, tem modificado hábitos, modelos de negócios e estratégias de venda. Também tem propiciado o surgimento de novas tendências, como o varejo multiexperience.

De fato, atualmente esse tem sido um fator essencial para impulsionar as vendas no varejo e, além disso, tem ajudado as empresas a reduzir custos e a ter uma presença mais efetiva nas rotinas de seus clientes.

Continue a leitura para saber mais sobre varejo multiexperiente e entender porque sua empresa precisa começar a focar nessa tendência para se manter competitiva!

O que é varejo multiexperience?

Basicamente, esse é um conceito que envolve fornecer ao cliente diversas experiências positivas, facilitando a jornada de compra, agilizando e evitando filas, dinamizando a forma de realizar provas e testes e muito mais.

A soma desses fatores acabam por acelerar as decisões de compra, reduzir a necessidade de espaço e mão de obra, e a aumentar as vendas.

Isso tem sido possível, em grande parte, graças ao uso da tecnologia, que ajuda as empresas a superarem as suas limitações e a maximizarem seus recursos.

Em um primeiro momento, essa estratégia de varejo multiexperience era utilizada quase que exclusivamente no ambiente das lojas digitais, agora vem sendo explorada também no espaço físico.

A necessidade de um varejo disruptivo com múltiplas experiências

Longe vão os dias em que atrair um cliente de varejo significava apenas mostrar seu produto. A geração atual de consumidores é autodidata o suficiente para ler quase tudo sobre o que deseja comprar on-line antes de entrar em uma loja.

Portanto, eles não estão necessariamente procurando informações. O que eles esperam encontrar, de fato, é um ambiente mais experimental, onde possam testar o produto da maneira que melhor se adapte às suas necessidades.

Ou seja, para que uma marca se conecte com seus consumidores, ela precisa oferecer experiências imersivas. Para isso, as empresas precisam conhecer bem o perfil de seus clientes para criar um ambiente físico que atenda às suas necessidades.

O varejo multiexperience como oportunidade de negócios

O Brasil ainda enfrenta as consequências de uma forte recessão econômica e, mais do que nunca, os varejistas precisam oferecer ao seu público atrativos para atraí-lo para a loja e, acima de tudo, convencê-lo a comprar.

Uma estratégia efetiva é atender aos anseios dos novos consumidores, mais conhecidos como millenials. Segundo estudo do Itaú BBA, hoje eles já representam mais da metade da população brasileira e, também, mais de 50% da força de trabalho.

Uma característica muito específica dessa geração é sua forte relação com tudo que é tecnológico e, nesse ponto, o varejo multiexperience é uma ótima alternativa.

Criando um varejo multiexperience

Hoje, existem uma série de possibilidades para criar múltiplas experiências para seus clientes que podem ser exploradas pelo varejo. O uso da tecnologia facilita a convergência dos mundos on-line e off-line e tem sido usada com grande efeito por marcas inovadoras.

Um bom exemplo é a Sephora e sua principal loja de Paris. Lá, os compradores são recebidos por um pequeno robô que distribui um cartão, que serve como um “carrinho de compras virtual”.

Isso permite que os clientes combinem compras on-line com itens encontrados na loja e paguem tudo diretamente no caixa.

A loja também possui um identificador de fragrâncias. Utilizando a tecnologia de aproximação dos smartphones (Near Field Communication – NFC) é possível obter uma grande quantidade de informações sobre o perfume, sem precisar recorrer aos vendedores.

A Timberland, marca de calçados e roupas, também fez uso da tecnologia para criar um ambiente mais conectado e dinâmico. Em algumas de suas lojas nos EUA, ela disponibiliza um painel onde consta um catálogo de seus principais produtos.

Aproximando um tablet fornecido pela loja aos produtos desejados, os compradores tem acesso a todas as informações importantes, incluindo preço e tamanhos disponíveis na loja.

Além disso, à medida que os compradores continuam pesquisando itens diferentes, o software de personalização do tablet começa a fazer sugestões de produtos para o usuário com base em seu histórico.

Obviamente, sua empresa não precisa adotar estratégias semelhantes a da Sephora ou da Timberland. Como já dito, o importante é entender a necessidade de seus clientes e apresentar soluções que facilitem sua jornada de compra.

Outros exemplos de soluções de varejo multiexperience

Atualmente, é possível encontrar diversas redes varejistas que trabalham para fundir seu comércio eletrônico, aplicativo móvel e lojas físicas em uma simples experiência de compra.

Dessa forma, é comum encontrar lojas em que os vendedores estão munidos de smartphones, tablets ou dispositivos semelhantes a fim de fornecer informações precisas e atualizadas sobre seus produtos.

Em muitos locais, esses dispositivos também permitem a venda móvel, o que permite aos clientes finalizar suas compras diretamente com o vendedor, sem a necessidade de pegar filas.

E não apenas isso: se, por exemplo, um produto estiver esgotado no estoque local, a equipe poderá fazer instantaneamente um pedido on-line para que o item seja enviado diretamente para a casa do cliente.

Outra solução que já está começando a ser bastante usada no segmento de vestuário, são os painéis que permitem que os clientes possam “experimentar” os looks, sem a necessidade de vesti-los. Em uma espécie de espelho interativo, é possível selecionar as peças no tamanho desejado e ter uma noção de como ela ficaria em seu corpo.

Caso deseje experimentar a peça de fato, o cliente pode emitir uma solicitação pelo próprio painel e o vendedor irá levar os itens solicitados até o cliente.

Em termos gerais, podemos dizer que o varejo multiexperience está apenas começando. As empresas possuem um universo de possibilidades que podem tornar seu espaço físico mais conectado e otimizado para melhorar a experiência do cliente.

Para obter sucesso nessa estratégia, sua empresa precisa, em primeiro lugar, entender as necessidades de seu público-alvo, assim como integrar ferramentas de gestão a fim de criar um ambiente dinâmico, moderno e lucrativo.

Agora você já sabe um pouco mais sobre varejo multiexperience, uma das maiores tendências do setor na atualidade. Se você gostou deste conteúdo, não deixe de conferir também nosso artigo sobre Inteligência Artificial no varejo e seus desafios.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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