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Software para grandes redes de varejo – 7 dicas essenciais para a melhor gestão

Software para grandes redes de varejo – 7 dicas essenciais para a melhor gestão

Toda empresa precisa de um software de gestão para suportar a sua atividade. Somente assim, é possível acompanhar os resultados, traçar métricas plausíveis, controlar as finanças, etc. Para as grandes redes de varejo não é diferente.

No entanto, é preciso ter cuidado. A implementação de um software inadequado pode diminuir o potencial da empresa, dificultar os controles empresariais e minar todos os esforços de prospecção dos negócios.

Por outro lado, a escolha do software certo pode trazer muitos benefícios, dentre eles uma melhor gestão.

A seguir, você poderá descobrir dicas de como otimizar a gestão das grandes redes de 

varejo com a utilização do sistema certo. Confira!

1- Escolha um software completo

Muitas grandes redes varejistas ainda pecam ao escolher diferentes sistemas para gerir a sua operação.

Isso, dentre outras coisas, dificulta a integração de dados e gera uma série de trabalhos manuais para inserir os dados de um sistema em outro. Assim, além de sobrecarregar as suas equipes, aumenta-se significativamente os riscos de erros e fraudes.

Por isso, o software certo para grandes redes de varejo é aquele que contempla suas principais necessidades em uma única solução e ainda conta com soluções complementares que se integram perfeitamente.

Isso garante acuracidade e agilidade nas informações, além de permitir a automatização de uma série de processos. Assim, suas equipes não precisam mais executar uma série de atividades manuais, de baixo valor agregado, e podem focar em alcançar melhores resultados.

Além disso, essa integração entre as diferentes das grandes redes de varejo, como compras, vendas e estoque, permite uma visão estratégica dos dados históricos e atuais e permite a realização de projeções seguras e eficazes.

2 – Utilize o software que contemple as necessidades de seu seu setor 

Você provavelmente não se descreve com frequência como apenas um “varejista”. Você é um varejista de roupas, uma loja de departamentos, um comerciante de materiais de construção, um supermercado e assim por diante. 

Como tal, para otimizar a sua gestão, é fundamental que você utilize um sistema desenvolvido para atender as necessidades específicas de seu setor.

Isso faz toda a diferença na gestão do seu negócio, pois o software está parametrizado para oferecer recursos e funcionalidades que aumentam a produtividade de suas equipes, além de informações gerenciais que fazem toda a diferença nas tomadas de decisão.

Nesse sentido, é importante verificar se outras empresas do seu setor utilizam determinado software de gestão antes de implementá-lo em sua operação. 

Além disso, é importante que você defina suas necessidades e questione ao fornecedor do software como ele pode contemplá-las.

3 – Fique atento ao controle de estoque

Sem dúvidas, o estoque é o coração das grandes redes de varejo. Portanto, o software de gestão ideal deve oferecer recursos avançados nesse quesito.

Para garantir a satisfação dos clientes e não perder vendas, é fundamental que as redes varejistas mantenham o controle de estoque atualizado em tempo real, para programar suas compras e garantir a disponibilidade de todos os produtos.

No entanto, da mesma forma como a insuficiência de estoque pode deixar o cliente insatisfeito e levar a empresa a perder vendas, o estoque em excesso pode gerar uma série de custos desnecessários com armazenamento e até mesmo gerar perdas decorrentes de avarias ou vencimento de produtos.

Diante disso, dois recursos são extremamente importantes em softwares de gestão, quando falamos em controle de estoque: Gestão de estoque em tempo real e planejamento de compras com base nas demandas históricas.

Além disso, as grandes redes de varejo ainda precisam se concentrar na distribuição e logística de estoque entre as diferentes unidades.

Portanto, para otimizar a gestão de sua rede de varejo, certifique-se de utilizar um software que ofereça esses recursos.

4 – Concentre-se na facilidade de uso de seu sistema de gestão

As grandes redes de varejo, em geral, enfrentam algumas das maiores rotatividade de todos os setores. 

Portanto, frequentemente é preciso colocar uma nova equipe em operação em seus sistemas rapidamente.

Para atender a esse requisito, é fundamental encontrar um sistema altamente intuitivo e fácil de usar. 

A maneira mais simples de avaliar a facilidade de uso é solicitar uma demonstração aos representantes ou mesmo fazer um teste. 

Verifique como o software gerencia um processo comum, como fechar uma venda. Se para você, que não está diretamente na operação achar isso fácil, o sistema cumpriu sua missão.

Um software intuitivo e fácil de usar reduz drasticamente o número de erros humanos, o que faz com que os gestores possam trabalhar com dados mais precisos, o que leva a melhores decisões.

5 – Utilize uma solução que facilite o cumprimento de obrigações legais

Sem dúvidas, o cumprimento de obrigações fiscais, tributárias e contábeis é requisito fundamental para uma boa gestão.

Diante disso, é importante observar que, nos últimos anos, os Fiscos municipais, estaduais e federal têm implementado uma série de iniciativas digitais, visando a simplificar as obrigações para as empresas e dar maior celeridade aos processos de fiscalização.

Uma dessas iniciativas é o projeto Sped, que unifica uma série de obrigações acessórias e torna todo o processo de escrituração fiscal digital.

Por isso, um bom software para grandes redes de varejo deve estar preparado para integrar suas informações com os sistemas fiscais, permitindo que as empresas tenham maior segurança e agilidade no cumprimento de suas obrigações junto ao Fisco.

6 – Certifique-se que o software oferece suporte à gestão

Para melhorar a gestão nas grandes redes de varejo, é fundamental que os gestores tenham acesso a informações que os permitam tomar as melhores decisões.

Por isso, além de suportar a operação das grandes redes de varejo, um bom software de gestão deve oferecer embasamento para as decisões estratégicas.

Também é fundamental que o software ofereça uma visão completa do negócio, possibilitando aos gestores analisar cada setor separadamente e a empresa como um todo.

Por isso, antes de optar por um sistema de gestão, os recursos de gestão, como relatórios atuais e históricos, gráficos que mostram a evolução dos negócios, etc.

7 – Utilize uma software de um fornecedor comprometido com a inovação

Nos últimos anos, as tecnologias estão se desenvolvendo de forma ainda mais acelerada.

Para uma boa gestão, as grandes redes de varejo precisam estar equipadas com soluções capazes de acompanhar essas inovações.

A título de exemplo, vale citar os métodos de pagamento, que evoluíram muito nos últimos anos.

Hoje, os consumidores têm à disposição uma série de alternativas, como Pix, pagamento por QR Code, dentre outros.

É muito importante que os sistemas de pagamento estejam integrados com os sistemas de gestão, para que sua empresa tenha maior controle financeiro, além de agilidade e segurança em seus processos.

Por isso, é fundamental contar com o software oferecido por um fornecedor comprometido com as inovações e que esteja antenado nas novas tecnologias e tendências do mercado.

Caso contrário, sua rede varejista, em pouco tempo, estará operando em um software obsoleto e terá dificuldade em atender às demandas dos consumidores. Ou ainda, você precisará utilizar soluções de diferentes fornecedores, que podem não “conversar” entre si, o que dificulta significativamente uma gestão eficaz.

Agora você já conhece algumas dicas de como melhorar a gestão nas grandes redes de varejo com a ajuda de um software.

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Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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