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Plataformas digitais: 3 dicas para se destacar

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Plataformas digitais: 3 dicas para se destacar

As plataformas digitais, em seus mais variados tipos, são extremamente importantes para as estratégias de marketing digital. Isso porque muita coisa mudou depois do surgimento da internet.

Ela se tornou o principal meio de comunicação entre empresas e clientes, por isso, é fundamental que os canais utilizados tenham qualidade.

Dentre eles estão sites, blogs, aplicativos, redes sociais, e-mails e diversos outros que têm como finalidade facilitar a comunicação entre o consumidor e as marcas.

Aliás, antes de comprar qualquer coisa, seja um produto ou um serviço, as pessoas buscam se informar por meio desses canais.

Desde seu primeiro contato com os conteúdos oferecidos pelas empresas, até a venda em si, todos esses meios de comunicação devem se mostrar sólidos e satisfatórios.

Portanto, não basta apenas ter um site ou um blog, as páginas precisam funcionar corretamente, carregar em boa velocidade e permitir que os usuários as acessem de qualquer dispositivo, móvel ou não.

Por isso, neste artigo, vamos falar sobre a importância das plataformas digitais para as empresas, bem como dar dicas de como usá-las.

Importância das plataformas digitais

O que os gestores mais ouvem atualmente é a importância de que suas empresas marquem presença nas plataformas digitais, sejam estas blogs, sites, redes sociais, etc.

Isso, porque as pessoas passam cada vez mais tempo acessando essas plataformas, principalmente por meio do uso de aplicativos encontrados em dispositivos móveis. 

Isso ressalta que investir nas mídias digitais é de extrema importância para qualquer negócio, como uma fabricante de mesa de inox.

Então, se o uso é cada vez maior, isso significa que esses canais são importantes, afinal os clientes estão neles. Além disso, para sobreviver, uma empresa precisa estar a par de seus clientes e de sua concorrência.

Com isso, ela consegue conquistar novos consumidores, usar as melhores estratégias, fazer negócios com bons fornecedores e se destacar no uso dessas plataformas.

Importância do destaque das empresas nas plataformas digitais

Com o advento da internet, as empresas precisaram mudar a maneira como divulgam e vendem seus produtos e serviços. 

Isso, porque o consumidor está mais informado e exigente, tendo ao seu alcance muitas opções de marcas para um mesmo produto ou serviço.

Por exemplo, se ele procurar por armários planejados para quarto no Google, vai encontrar milhares de resultados para a sua pesquisa, desde conteúdos informativos até empresas que vendam esse tipo de produto.

Empresas que se destacam nessa procura são aquelas que possuem boas plataformas digitais. Ou seja, são empresas que investem nesses canais para vencerem a concorrência.

Isso pode ser feito nas mais diversas plataformas, mas principalmente em sites e blogs. Até porque são nesses espaços que a empresa vai compartilhar conteúdos de valor com o seu público-alvo.

Esses conteúdos são trabalhados dentro de um dos pilares do marketing digital, conhecido como marketing de conteúdo, a partir disso, é possível melhorar a imagem da empresa.

Isso porque ela demonstra, por meio de seus conteúdos, que entende do que faz, ou seja, uma autoridade em sua área de atuação.

Essa autoridade passa confiança para os consumidores – e a confiança é a base para que eles fechem negócio com uma empresa.

Não existe limites em relação aos conteúdos abordados, eles podem possuir vários tipos, como:

  • Conteúdo informativo;
  • Assuntos relacionados ao mercado;
  • Novidades do setor;
  • Importância de produtos e serviços.

Muita coisa pode fazer parte de um conteúdo publicado em um blog ou site de uma empresa. 

Por exemplo, uma empresa metalúrgica pode explicar a importância da chapa galvanizada em seus processos.   

Como consequência, as marcas conseguem maior retorno financeiro, afinal, por meio desses conteúdos de valor, o cliente sente que pode confiar na empresa e compra os produtos ou serviços que ela oferece.

Mas é preciso saber como usar essas plataformas, para se destacar e ter acesso aos benefícios oferecidos por elas.

Dicas para se destacar nas plataformas digitais

Dentre as plataformas mais utilizadas por empresas de diversos setores estão os sites, blogs e redes sociais. Juntos, eles formam uma corrente que destaca uma marca e facilita as conversões.

No entanto, cada uma delas exige um tipo específico de uso para impactar positivamente o público-alvo. As principais dicas são:

1.    Uso do SEO

O SEO é um conjunto de estratégias que tem como foco destacar uma página na internet. Todos os dias milhares de páginas são publicadas abordando assuntos diferentes.

Por exemplo, enquanto uma empresa posta um conteúdo sobre climatizador industrial, existem diversas outras que estão fazendo a mesma coisa. Então, de que maneira destacar essa página?

A primeira dica do SEO é escolher corretamente o uso das palavras-chave. Isso, porque quando alguém quer procurar alguma coisa no Google, essa pessoa vai usar uma palavra-chave.

Por exemplo, uma gestante pode procurar por “roupinha de bebê barata”. Este é um exemplo de busca, portanto, uma loja de roupas de bebês precisa usar essa palavra nos conteúdos que serão publicados em seu site.

Dessa forma, eles serão facilmente identificados pelo Google, trazendo a loja entre os principais resultados de busca.

Sites responsivos 

Além das palavras-chave, as empresas precisam optar por sites responsivos. As pessoas não esperam mais chegar em casa para acessar a internet. Elas podem fazer isso a qualquer momento, por meio de seu smartphone.

Então, se uma pessoa procura por pintura industrial pelo seu smartphone e encontra um site responsivo, ela vai conseguir acessá-lo facilmente.

Mas quando o contrário acontece e o site não é adaptável para telas de celular, a tendência é que o usuário abandone o site e procure o conteúdo da concorrência.

URLs amigáveis

Além disso, é importante que os sites usem URLs amigáveis para carregarem rapidamente e também para que o Google consiga localizá-los rapidamente.

2.    Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo também faz parte do SEO, e é considerado uma das melhores estratégias de marketing digital orgânico. Geralmente, ele é utilizado em blog, afinal, este é o principal canal de veiculação de conteúdo.

No entanto, uma fabricante de revestimento em ACM também pode usar essa estratégia em seu aplicativo.

Trata-se de uma maneira de engajar o público, conquistando-o por meio de conteúdos relevantes, que gerem valor para o consumidor. 

Quando isso é bem-feito, a marca se destaca naturalmente tanto nos resultados do Google quanto do ponto de vista do consumidor.

O marketing de conteúdo promove uma troca com o usuário, inclusive, é um facilitador na geração de leads. 

O que automaticamente facilita as vendas, destacando a empresa não só em suas plataformas, como também em seu ramo de atuação.

Mas é importante saber usá-lo para que a empresa tenha seu site, blog ou app destacado em meio à concorrência. A principal dica de marketing de conteúdo é:

Criar conteúdo para cada fase do funil

O funil de vendas representa as etapas em que o lead se encontra. Ela é divida entre topo, meio e fundo de funil.

Os clientes que estão no topo precisam ser nutridos, ou seja, são pessoas que acabaram de descobrir que têm uma necessidade, mas ainda não sabem como solucioná-la. Neste caso, os conteúdos devem ser informativos, esclarecendo as principais dúvidas.

Os clientes de meio de funil já sabem como solucionar seu problema, mas têm algumas dúvidas. Por isso, uma empresa de reforma de imóveis precisa oferecer conteúdos mais aprofundados.

Por fim, no fundo do funil estão aqueles leads que já estão maduros e prontos para comprar. Aqui, a empresa já pode trabalhar com a equipe de vendas para concretizar o negócio.

3. Postagens nas redes sociais

Atualmente, todas as marcas precisam estar presentes nas redes sociais, para evitar até mesmo cair no esquecimento do público.

Por meio delas, é possível postar os conteúdos que estão nos blogs, ou seja, compartilhá-los para que os seguidores possam ter acesso a eles.

Então, se uma construtora escrever um conteúdo sobre cobertura de vidro em seu blog, e possui um perfil no Facebook, ela precisa compartilhar essa publicação em seu perfil na rede social.

Com isso, seus seguidores poderão acessar o blog, aumentando o tráfego e possivelmente indo para o site para finalizar a compra, também aumentando o tráfego deste site.

Todas essas ações aumentam o destaque de uma empresa, independentemente do que ela tenha a oferecer, em suas plataformas digitais.

Conclusão

O marketing digital oferece estratégias inteligentes que ajudam as marcas a usarem adequadamente suas plataformas digitais, permitindo, assim, que se destaquem nelas.

Em meio a essa realidade virtual a qual estamos inseridos, é impossível não usar esses canais de comunicação para marcar presença no mercado e conquistar novos clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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