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Cross border: Como competir com a compra direta em sites estrangeiros

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Cross border: Como competir com a compra direta em sites estrangeiros

Globalização é um termo bastante conhecido por todas as empresas. No entanto, a transformação digital vem potencializando seus efeitos e tornando os mercados cada vez mais globais. Um dos fenômenos frutos dessa “globalização digital” e da inovação é o cross border, também conhecido como comércio sem fronteiras.

A expressão cross border refere-se a compras on-line feitas de fornecedores localizados em outros países. Esse tipo de compra cresceu tanto nos últimos tempos que já responde por cerca de 20% do comércio eletrônico do Brasil.

Se, por um lado, esse tipo de comércio representa uma opção a mais para os consumidores, por outro, pode ser um desafio a mais que deve ser enfrentado pelos e-commerces brasileiros. Afinal, é possível competir com as gigantes mundiais? A resposta é SIM! Saiba como a seguir.

Como competir com o cross border?

Os grandes e-commerces internacionais tem como principal diferencial o preço mais baixo. Devido à grande quantidade de vendas e o custo de produção mais baixo, mercados como o da China conseguem ofertar produtos por um valor quase que imbatível. No entanto, existem outros fatores que podem ser explorados pelos e-commerces locais para ganhar a preferência dos consumidores. Confira os principais!

Prazo de entrega

Um dos grandes inconvenientes de uma compra cross border é o tempo que demora para a mercadoria chegar às mãos do comprador. Por isso, os e-commerces nacionais devem prezar por uma eficiência operacional e logística a fim de garantir um prazo muito menor do que o oferecido pelos sites estrangeiros.

Para que isso seja possível, é necessário efetuar um controle de estoque eficaz. Somente assim, é possível garantir a disponibilidade de produtos a todo o tempo e, consequentemente, oferecer um prazo de entrega menor.

Troca e devolução

A logística reversa ainda é um grande desafio para o e-commerce, especialmente quando se trata de cross border. Por isso, os e-commerces nacionais devem usar esse ponto a seu favor para ganhar a preferência do cliente.

Para isso, é preciso implementar estratégias eficazes para garantir que o cliente tenha uma experiência agradável mesmo quando necessitar fazer uma devolução.

Obviamente, aqui também faz-se necessário uma gestão de estoque eficaz para registrar corretamente o retorno do produto e endereçá-lo conforme a política interna para produtos devolvidos.

Em caso de troca, sua empresa precisa, além de tudo, ser ágil para que todo o processo ocorra dentro do prazo estipulado para não prejudicar a imagem da empresa.

Vale ressaltar que a importância da elaboração de uma política de troca e devolução, que deve ficar disponível e bem localizada no seu e-commerce. Assim, os clientes podem identificar rapidamente como proceder para realizar a troca ou devolução, bem como ter uma estimativa de prazo para conclusão do processo.

Garantia

A garantia é um dos diferenciais que podem ser oferecidos na competição com as compras cross border. Muitos e-commerces nacionais, inclusive, oferecem uma garantia estendida, que vai além daquela oferecida pelo fabricante do produto. No entanto, essa estratégia deve ser muito bem avaliada, para que se possa oferecer um preço atrativo para o consumidor, sem que a sua empresa corra riscos financeiros desnecessários.

Parcelamento das compras

A maioria dos sites de compras cross border não oferecem opção de pagamento parcelado. Esse, aliás, é um hábito bem próprio da cultura brasileira.

Logo, os e-commerces nacionais podem utilizar essa estratégia para garantir a preferência do consumidor.

Para isso, é preciso que você tenha um controle financeiro adequado, para que sua empresa não venha a ter problemas de fluxo de caixa.

Além disso, as vendas a prazo exigem um sistema de controle de contas a receber que, para maior eficácia, deve estar integrado com o módulo de vendas.

Resumindo, para que seu e-commerce consiga ofertar a possibilidade de parcelamento, é preciso ter um planejamento financeiro, que vai ajudá-lo a determinar uma política de parcelamento. Além disso, é recomendável a utilização de um sistema ERP para maior controle dos recebíveis.

Atendimento

Muitos e-commerces que realizam cross border oferecem versões de suas páginas em diversos idiomas. No entanto, ainda é raro contar com atendimento eficaz realizado em português.

Esse pode ser um grande inconveniente para os clientes que não dominam o inglês, por exemplo. Logo, essa é uma grande oportunidade para os e-commerces nacionais.

Uma solução cada vez mais utilizada são os chatbots, uma opção de atendimento on-line disponível 24 horas por dia, 7 dias da semana.

Os Chatbots são robôs dotados de inteligência artificial que imitam humanos em interações conversacionais e são capazes de oferecer soluções assertivas ou fazer uma triagem efetiva de clientes, conforme o problema relatado. Isso ajuda a melhorar a experiência do cliente e reputação da sua marca.

Customização

Os grandes players mundiais de cross border são, na verdade, marketplaces que, nada mais é, plataformas que reúnem um grande número de vendedores. Logo, as empresas que efetuam vendas nesses portais possuem pouco espaço para imprimir sua marca e customizar seus serviços.

Se você possui um e-commerce, você pode usar a customização para se comunicar com seu público-alvo de uma maneira exclusiva.

Você deve utilizar o seu espaço on-line para imprimir a sua marca e transmitir os seus valores. Isso ajuda a criar um sentimento de identificação do cliente com sua empresa, fator primordial para a fidelização.

Preço competitivo

Como dito, o mercado cross border tem como diferencial o preço. No entanto, ainda assim é possível ter um preço competitivo, visto que compras internacionais possuem custos adicionais, como IOF e frete mais elevado.

Para serem mais competitivos, os e-commerces nacionais precisam ter uma maior eficiência operacional para, assim, reduzir seus custos e também os preços de seus produtos sem diminuir a lucratividade.

Nesse sentido, o uso de sistemas de gestão integrado é uma solução que ajuda a melhorar os processos operacionais por meio da automação, o que implica em redução de custos.

Além disso, o uso de sistemas integrados ajuda sua empresa a ter maior controle financeiro, gestão de estoque e acompanhamento em tempo real da evolução das vendas e dos custos.

Isso, dentre outras coisas, ajuda em análises gerenciais e no processo de tomada de decisões.

Finalmente, para conseguir reduzir o preço de venda, é preciso ter uma gestão de compras eficaz. Se você quiser se aprofundar mais neste assunto, não deixe de conferir nosso artigo intitulado “Open to buy: para vender bem é preciso comprar bem”.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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