Como diversificar a linha de produtos ou serviços?
Para Marcelo Nakagawa, professor de Empreendedorismo do Insper, muitas vezes, o excesso de otimismo por parte do empresário faz com que ele se arrisque sem planejar bem. “Às vezes, o faturamento pode aumentar, mas o lucro pode ser menor do que ele esperava ou até mesmo negativo”, explica.
“Em qualquer diversificação, o produto novo tem que ser consistente com o produto principal da marca”, completa Monica Sabino, professora de marketing da BSP – Business School São Paulo. Caso contrário, a novidade pode acabar arranhando a imagem do negócio como um todo.
Investir em marketing e divulgar o novo produto ou serviço é essencial após o lançamento. José Carmo Vieira de Oliveira, consultor do Sebrae-SP, explica que essa ação deve ser alinhada com o acompanhamento do feedback dos consumidores. Veja outras recomendações dos especialistas.
Reflita
Esse é o melhor momento da sua empresa para se arriscar? É uma decisão de sobrevivência ou de crescimento? Essas variáveis precisam ser levadas em consideração para que o empreendedor não perca o foco.
Oliveira explica que o empresário precisa saber como a sua empresa funciona com detalhes. “Quais produtos vendem mais ou menos, que tipo de produto que vai aumentar as vendas ou o número de clientes”, conta.
Planeje-se
Um dos principais erros que empresários cometem ao investirem na diversificação é não elaborar uma estratégia. “É uma diversificação geográfica, de clientes ou de proposta de valor?”, questiona Nakagawa.
Além disso, é preciso estudar o mercado em que seu negócio atua. “Não pode fazer sem verificar a concorrência. Tem que analisar o preço no mercado, ver qual é o preço compatível. Muitas vezes, pode acabar concorrendo com alguém forte no mercado”, explica Oliveira.
Teste antes
Antes de gastar tempo e dinheiro com a implantação de um novo produto ou serviço, teste. “Às vezes, o custo de entrar na diversificação não compensa. Tem que lidar com matéria-prima que não fazia parte da fabricação antes, por exemplo”, explica Monica.
“Para criar diversificações bem sucedidas, ele tem que se basear no que a empresa já faz muito bem”, resume Nakagawa.
Divulgue
A comunicação é uma aliada importante para que a diversificação dê certo e uma das vantagens é mostrar ao consumidor as novidades do seu negócio. Redes sociais, panfletos e cartazes são algumas maneiras que não custam muito e podem alavancar a divulgação.
Envolva sua equipe de vendas para que o produto seja bem divulgado e explicado para os consumidores.
Acompanhe
Planilhas de vendas, estoques e controle de caixa são algumas das que podem auxiliar o empresário a monitorar o novo produto. “Tenha um bom banco de dados e pergunte para o cliente por que ele não está comprando. É muito importante avaliar os resultados”, ensina Oliveira. Com disciplina, ele poderá antecipar problemas financeiros e acompanhar o fluxo do novo serviço.
Mãos a obra e bons negócios!
Publicado originalmente por: http://exame.abril.com.br/pme/noticias/5-passos-para-diversificar-os-produtos-da-sua-empresa