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Ações promocionais no varejo de grande porte: dicas e tendências para 2021

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Ações promocionais no varejo de grande porte: dicas e tendências para 2021

Não é novidade que as tendências de varejo tiveram uma aceleração em 2020. E muitas dessas mudanças estão relacionadas à digitalização de serviços, como vendas pela internet, e à descentralização de ambientes de trabalho, com o avanço do home office..

Essas mudanças podem indicar cenários para o futuro do varejo. Como já comentado em outro artigo, o uso da tecnologia pode simplificar e enriquecer a jornada de compra do usuário.

Essa ideia se mostrou verdade durante os meses de quarentena em diversas cidades no Brasil e no mundo. Muitas pessoas fizeram a sua primeira compra online.

A expectativa é de que esse seja um hábito mesmo após a pandemia. Portanto, empresários devem entender esse e outros novos comportamentos de compra do consumidor.

Ao longo dos próximos tópicos, apresentamos tendências para o futuro do varejo e como essas novidades afetarão não só as ações promocionais, mas os recursos humanos das empresas e a sua gestão. Acompanhe.

Relação com o digital

As mudanças mais notáveis no período da quarentena estão relacionadas às estratégias digitais e, como já adiantamos, não são apenas consequência da pandemia e do distanciamento social necessário ao seu combate.

As tendências do varejo mais recentes estão ligadas ao uso da tecnologia, mas devido à quarentena, as compras online tiveram protagonismo.

Bares, restaurantes e lojas de departamento fechados em algumas cidades, fizeram do e-commerce uma alternativa disponível e interessante.

Muitas das grandes redes de varejo não precisaram fazer muitas mudanças logísticas para atender a essa demanda, pois já vendiam online e offline.

No entanto, micro e pequenas empresas tiveram que se adaptar, como é o caso de muitos restaurantes que utilizam os serviços de aplicativos de entrega para manter alguma receita no período.

O drive-thru e o take away, que permitem a retirada de produtos com quase nenhum contato entre vendedor e consumidor, foram algumas das soluções encontradas por lojistas. Restaurantes também se beneficiaram das soluções.

Esse movimento também pode ser considerado um cenário de futuro do varejo, pois está alinhado ao conceito do omnichannel, que defende a integração de uma experiência de compra padrão, seja online, seja offline.

É importante acompanhar o mercado porque o distanciamento social pode durar um pouco mais do que prevíamos lá no início do período adverso que passamos. E muitas mudanças que tiveram uma aceleração neste período, certamente irão permanecer.

Outra tendência, já comentada no texto sobre food service, é a preocupação com sustentabilidade e ética. Pode ser importante, no futuro, criar ações em defesa de causas ambientais e sociais.

Durante a pandemia, por exemplo, foi possível acompanhar doações de grandes empresas que ajudaram pessoas a enfrentar o problema e o envolvimento com causas sociais, como o combate à fome e doações de produtos de higiene.

Inovação e marketing

Se as estratégias digitais estão no centro de muitas mudanças, naturalmente, os profissionais de marketing devem se adaptar.

A habilidade de gerenciar lojas virtuais, comunicar-se com a audiência da marca nas redes sociais e ser capaz de criar anúncios de alta performance é imprescindível para o futuro.

Além da divulgação de promoções — sobre a qual comentamos mais adiante —, é preciso integrar sistemas e saber como mensurar resultados, o que para redes de varejo com muitas lojas pode ser um desafio.

Um dos grandes diferenciais e benefícios das campanhas digitais é a geração de dados. A análise permite conhecer o cliente, saber o que funciona melhor e, assim, otimizar campanhas.

No entanto, o universo do marketing não se limita à internet. O trade marketing, por exemplo, pode ter que se adaptar aos novos hábitos e às preferências do consumidor.

Ações em pontos de venda, como a degustação e demonstração de produtos, afinal, podem ser limitadas devido à necessidade do distanciamento social ou à preocupação com a saúde.

Seja qual for a solução encontrada para reagir a esse cenário, é importante zelar pela experiência de compra positiva do consumidor, integrando o online e o offline para oferecer uma experiência única ao consumidor.

Importância de promoções

Ao venderem em um e-commerce ou em marketplaces, as lojas devem perceber que, na internet, o mercado exige preços competitivos e outras ações, como concessão de descontos, brindes, sorteios e frete grátis, além é claro do desafio financeiro de gerar tráfego para o seu e-commerce, o que requer um planejamento muito bem montado e um investimento alto.

Essas ações promocionais devem ser implementadas, naturalmente, de acordo com o objetivo da empresa.

Por meio destas, é possível, por exemplo, atualizar o cadastro de consumidores, realizar pesquisas e, claro, conquistar e fidelizar mais clientes.

Naturalmente, isso não pode ser feito de qualquer maneira. Afinal, ações promocionais envolvem custos que devem ser analisados cuidadosamente para que a empresa aproveite as oportunidades, mas consiga manter a sua margem de lucro e, assim, não prejudique suas finanças.

Gerenciar uma loja virtual, redes sociais e anúncios não é uma tarefa simples, especialmente em ambientes tão complexos como é o de grandes redes de varejo.

É preciso considerar, por exemplo, níveis de estoque em diferentes lojas, sazonalidade e até o treinamento das equipes de vendas, que devem estar cientes das ofertas vigentes.

Por isso, é importante planejar e agendar as ações promocionais com antecedência. Desde o planejamento até a criação de cupons de desconto, a utilização de um sistema de gestão é essencial.

Em um único software, afinal, pode-se analisar custos, cadastrar promoções customizadas e disponibilizar informações automaticamente para o time comercial.

O NLGV, uma solução desenvolvida pela NL Informática, tem em um de seus módulos um gerenciador de promoções.

Além de permitir o cadastro e agendamento de diferentes tipos de promoções, como combos e descontos simples, é possível controlar o estoque de brindes e associar as ofertas a recursos de fidelização.

Em um cenário onde o futuro do varejo está tão relacionado a soluções tecnológicas e às estratégias digitais, um sistema integrado de gestão empresarial é essencial e proporciona muitos benefícios. Além de otimizar o planejamento e a tomada de decisões gerenciais, facilita ações importantes para a competitividade online, como a criação e o cadastro de ações promocionais de sucesso.

Se você é gestor de uma rede de lojas, portanto, deveria conhecer essa solução para otimizar suas promoções no futuro. Acesse a página do NLGESTÂO, confira mais informações e solicite contato da equipe.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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