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Refeições coletivas: dicas para prestar um serviço de qualidade

Refeições coletivas

Refeições coletivas: dicas para prestar um serviço de qualidade

Atualmente, mais de 10,5 milhões de refeições coletivas são servidas diariamente – números da Associação Brasileira das Refeições Coletivas (ABERC). Em função da economia e também pelo deslocamento das sedes de grandes empresas para cidades da periferia das capitais, fazendo com que, principalmente, as grandes companhias tivessem de disponibilizar refeitórios de qualidade para seus colaboradores, este mercado faturou cerca de R$ 13 bilhões, em 2015.

Dinâmico, o ramo movimenta diversos setores da economia. Por dia, consome cerca 6,5 mil toneladas de alimentos e gera mais de 195 mil empregos diretos nas mais diferentes áreas, que vão desde cozinheiros e auxiliares, até nutricionistas e engenheiros de produção. As empresas que atuam na área atendem diversas companhias, de diferentes segmentos, com operações instaladas por todo o país, contando com uma infraestrutura robusta e complexa.

Com o aumento dos players no mercado, a competitividade se tornou fator de sucesso. Este contexto despertou nas companhias a necessidade de buscar a otimização de seus processos internos para racionalizar custos e atingir níveis cada vez maiores de desempenho em relação à concorrência.

Separamos algumas dicas fundamentais para que a sua empresa do ramo de Refeições Coletivas atinja bons resultados, tanto em performance, quanto em satisfação dos clientes:

Excelência operacional

Quanto menor o desperdício, maior será a margem de lucro. Para isso, tudo deve estar estrategicamente formatado para garantir a máxima eficiência, desde o cardápio, até a escolha de fornecedores, compra de produtos, modo de preparo dos alimentos até a entrega das refeições. Não há espaço para erros. Os processos devem ser desenvolvidos e testados, contendo alto grau de sincronismo e padronização, o que irá assegurar o fornecimento de serviços de qualidade e com custos baixos.

Atendimento personalizado

O atendimento precisa ser pensado levando em consideração e avaliando a melhor forma possível de se adequar as tradições locais, até mesmo para a empresa expandir seus negócios e poder atuar em diversas regiões do país. Estar mais próximo do cliente e conhecer seus hábitos é uma boa forma de deixá-lo mais à vontade.

Ambientes agradáveis

Ambientes atraentes ajudam a abrir o apetite. É importante desenvolver um projeto de arquitetura específico, com mobiliários e modernos equipamentos, uma comunicação visual adequada, que torne a experiência de descanso do colaborador ainda mais agradável. A hora das refeições, também será o horário em que ele terá mais proximidade de seus colegas e um espaço confortável garante a boa convivência.

Cardápios especiais

Pense que o colaborador terá de fazer suas refeições no local praticamente todos os dias na semana. Então, já o ambiente será o mesmo, fuja do feijão com arroz (literalmente) e aposte em novidades e variações no cardápio. Além de contar com pratos da culinária local é importante ampliar os horizontes e criar configurações que explorem diversas culturas, gostos e os pratos típicos das diferentes regiões do Brasil e do mundo.

Atenção para a legislação sanitária

A legislação sanitária é extremamente exigente quando o assunto é restaurante. O primeiro passo é conhecer todas as regras da Vigilância Sanitária e estar aderente as normas. Para auxiliar na segurança dos alimentos, um bom sistema de gestão que centralize os dados e o andamento de processos, facilitando o gerenciamento das ações, garante a eficiência dos procedimentos, o que reflete na qualidade do serviço, da comida, no atendimento as normas sanitárias e, claro, na satisfação de quem consome os alimentos.

Rastreabilidade

Já ouviu falar em rastreabilidade? Com ela é possível localizar os alimentos através de todas as fases de produção, processamento e distribuição. Além disso, em caso de incidentes, ela permite a identificação e a retirada do produto que não se encontra em conformidade. Com o acompanhamento de todas rotinas, desde a utilização da matéria-prima até a venda ao consumidor final, facilitado pelo uso de um ERP focado em restaurantes de refeições coletivas, e que faça o cruzamento de informações de quantidades de alimentos em estoque, embalagens, custos, validade, lista de produtos com fornecedores, entre outros itens com uma visualização amigável e informando, inclusive, gastos com receitas, pratos e cardápios. O resultado é mais controle, eficiência, menos desperdício e mais economia.

Indicadores de Qualidade

Criar mecanismos que mensurem a qualidade dos serviços prestados e da satisfação dos colaboradores é uma maneira eficaz de prestar contas ao contratante. Pesquisas aplicadas periodicamente que analisam itens como sabor, cardápio e serviços, buscando melhorias através do feedback dos clientes, auxiliam na avaliação e, a partir dos resultados, o ideal é elaborar um plano de ação para melhorar ainda mais a experiência do colaborador.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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