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Gestão de restaurante corporativo: 5 dicas que fazem a diferença

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Gestão de restaurante corporativo: 5 dicas que fazem a diferença

Montar um bom cardápio, reduzir desperdícios de alimentos e prezar pela qualidade do atendimento ao cliente é essencial para o sucesso de qualquer empresa que ofereça refeições coletivas e, portanto, são importantes objetivos para quem faz a gestão de um restaurante corporativo.

Embora investir em campanhas publicitárias, participar de eventos, como o Restaurant Week, e formar preços para cada prato, por exemplo, não sejam atividades comuns nesse nicho, há desafios em comum de administração, como o cuidado com a limpeza e o ambiente do refeitório, a variedade do cardápio, a saúde financeira e mesmo a satisfação do cliente, importante aspecto que pode ser negligenciado por alguns.

Esse argumento é válido tanto para empresas que administram o seu próprio refeitório, por meio do departamento de Recursos Humanos, e, principalmente, para companhias terceirizadas que assumem a responsabilidade pela gestão do restaurante corporativo de seus clientes, quando garantir a qualidade e a eficiência dos serviços prestados, conforme contrato, é ainda mais importante.

Neste artigo indicamos 5 ações para auxiliar gestores na otimização da gestão de um restaurante corporativo, seja em sua própria empresa, seja prestando serviços para outra companhia. Acompanhe!

Na gestão de restaurante corporativo, crie um cardápio com refeições balanceadas

A boa alimentação é fundamental na vida das pessoas e, portanto, restaurantes corporativos podem contribuir muito para a saúde, o bem-estar, a longevidade e até mesmo a produtividade de sua equipe, afinal, a comida está relacionada aos níveis de energia e de satisfação.

Para isso, é preciso conhecer o perfil dos clientes internos, isto é, o status de saúde, o Índice de Massa Corporal e seus objetivos de peso para montar um cardápio mais interessante, naturalmente, com auxílio de um profissional da área de nutrição.

E para facilitar ainda mais a gestão do restaurante corporativo nesse sentido, investir em um sistema capaz de criar cardápios balanceados com agilidade pode significar um ganho interessante de produtividade para os profissionais envolvidos, como nutricionistas e compradores, que podem montar melhores receitas e enviar pedidos a fornecedores com mais facilidade, praticidade e agilidade.

Planeje o cardápio

Planejar as compras com antecedência é uma excelente maneira de otimizar custos e evitar ou, pelo menos, reduzir o desperdício de alimentos. Um orçamento pré-definido permite a gestores de restaurantes corporativos adquirir apenas produtos que realmente serão utilizados em determinado período.

A decisão de compra deve ser estratégica, com base em dados, como necessidades nutricionais, histórico de desperdícios e até de sazonalidade de alimentos. Por isso, essa é uma tarefa mais eficiente para quem utiliza um sistema gerencial que automatiza valores como custos e ingredientes necessários para as receitas, sazonalidade de alimentos e quantidade de refeições produzidas.

Essa dinâmica ajuda a evitar a falta de planejamento comum na gestão de alguns restaurantes corporativos, que minutos antes do preparo das refeições, definem as opções do cardápio do dia com base no que está disponível no estoque.

Preze pela qualidade do atendimento

O restaurante corporativo também deve satisfazer as necessidades e os desejos do cliente, que são os colaboradores da empresa. Para isso, os gestores precisam entender o perfil do público-alvo, isto é, conhecer seus possíveis problemas de saúde, necessidades nutricionais e sua jornada de trabalho para entender quais refeições são feitas na empresa.

E, ainda, para garantir a qualidade do atendimento ao cliente interno, é preciso contratar profissionais qualificados e investir em treinamentos. O público consumidor deve avaliar bem itens como a limpeza do local, o respeito na comunicação e, é claro, o sabor dos alimentos.

Leve os feedbacks em consideração

Oferecer um serviço excelente ao cliente interno é essencial na gestão de restaurantes corporativos e, para isso, poucos instrumentos são mais eficientes do que uma simples pesquisa de opinião. É muito importante mensurar o índice de satisfação dos colaboradores em relação ao serviço e à qualidade do cardápio para entender percepções e tomar decisões estratégicas, como cozinhar pratos diferentes ou reduzir o ruído sonoro no ambiente.

Os feedbacks recebidos podem nortear, inclusive, mudanças esporádicas no cardápio, no padrão de atendimento e até em promoções, caso a empresa venda produtos no restaurante, como sobremesas, o que ajuda a evitar a estagnação e proporciona mais variedade, um melhor serviço e surpresas agradáveis.

Para quem terceiriza a gestão do restaurante corporativo, deve levar em consideração os feedbacks dos colaboradores. Do cliente é ainda mais importante, pois a satisfação do público significa maior tempo de contrato e menos rescisões, que podem acontecer por diversos motivos, como a qualidade do serviço ou mesmo os valores do contrato, especialmente se as reclamações ou saídas no horário das refeições são comuns na empresa.

Para a gestão de restaurante corporativo, invista em um bom sistema gerencial

Dificilmente um profissional conseguirá gerenciar um restaurante sem um bom sistema gerencial que o permita analisar dados, evitar desperdícios, monitorar a sazonalidades dos alimentos e acompanhar os resultados financeiros. Além de uma maior facilidade em prestar um serviço de acordo com as expectativas do cliente interno, um software ajuda a organizar diversos dados e informações em uma mesma interface, o que contribui para a produtividade.

Assim, é muito mais prático gerenciar processos como a definição de orçamentos de compras, o acompanhamento de custos de receitas, a integração com a balança, o controle de desperdícios de alimentos na bandeja e o agendamento de compras automático.

Fazer a gestão de um restaurante corporativo envolve um conjunto de tarefas e desafios, alguns deles, semelhantes a outras empresas de refeições coletivas. No ambiente empresarial, os clientes são colaboradores, o que não quer dizer que seja menos importante prezar pela qualidade do serviço prestado, tanto em relação ao bom cardápio quanto ao atendimento, o controle de custos, a definição de orçamentos de compras e a adoção de pratos de acordo com a sazonalidade de alimentos.

A complexidade das iniciativas costuma exigir o uso de um bom sistema gerencial que facilite o processo de automatização, dados e análises. Se você quiser saber mais sobre recursos e benefícios relacionados à utilização de um sistema na gestão de um restaurante corporativo, confira nossa página a respeito de um software que ajuda empresas com serviços de refeições coletivas.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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