Principais mudanças nos buffets de restaurantes corporativos
A volta das atividades econômicas em diversas cidades já está acontecendo, o que significa que gestores devem se preocupar com adaptar a empresa ao cenário pós-pandemia, o que inclui, naturalmente, buffets de restaurantes corporativos.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), não há comprovação de que a COVID-19 pode ser contraída por meio do consumo de alimentos, no entanto, existe o risco de contaminação no contato da comida com superfícies e na aglomeração comum de pessoas na hora do almoço.
Restaurantes corporativos, aliás, podem oferecer mais riscos do que estabelecimentos comerciais. Afinal, recebem muitos clientes e envolvem contato com pegadores de alimentos, cadeiras e outras superfícies com mais frequência.
Ações de higiene e limpeza já são boas práticas da gastronomia. No entanto, devido ao momento de incertezas, outras iniciativas podem ser necessárias.
A Associação Nacional de Restaurantes (ANR) e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), aliás, lançaram cartilhas para conduzir esse retorno.
Você quer saber mais sobre como se adaptar a esse cenário novo? Neste artigo, compartilhamos algumas mudanças que devem ocorrer no ramo de refeições coletivas nesse momento de retomada da economia.
Acompanhe e descubra o que você pode fazer para garantir mais segurança no buffet do seu restaurante corporativo.
Limpeza e higiene constantes
Como você já deve saber, as ações de higienização deverão ser prioridade. É claro que garantir a realização das boas práticas é essencial, mas é importante intensificar a limpeza nesse momento.
De modo ideal, você deve ter alguém dedicado à limpeza de mesas, cadeiras e outras superfícies de contato.
Naturalmente, pratos, copos e talheres — que, aliás, podem ser servidos em papel, distribuídos apenas no momento do uso —, também devem ser bem higienizados, por uma equipe com luvas.
A prática ajudará a proteger os colaboradores ao lidar com os itens e restos de alimentos. Aproveite e leia mais sobre Equipamentos de Proteção Individual neste artigo.
Os colaboradores, aliás, assim como clientes, devem higienizar as mãos com água e sabão ou álcool em gel com frequência. Para isso, você deve disponibilizar esses produtos em locais de fácil acesso, em pontos estratégicos.
Antes mesmo de entrar no restaurante, todos devem higienizar as mãos com álcool em gel. Para a coleta de alimentos, considere disponibilizar luvas descartáveis.
Você também pode atribuir a alguns colaboradores a função de servir cada cliente. Essa é uma maneira interessante de evitar o contato físico, favorecer o distanciamento entre pessoas na fila e contribuir para sua saúde, além de economizar.
É importante, antes disso, consultar o protocolo indicado pelas autoridades da sua região e garantir que o restaurante esteja de acordo com as regras.
E se tem equipamentos de ar-condicionado no estabelecimento, certifique-se de garantir a limpeza constante dos filtros de ar. Se não, mantenha o ambiente arejado e bem ventilado.
Incentivo ao distanciamento
O distanciamento social é o principal meio de evitar o contágio pelo novo coronavírus e essa precaução deve ser mantida em buffets de restaurantes corporativos.
Esse distanciamento já deve ser incentivado na entrada. Dependendo do espaço e da quantidade de clientes que o restaurante recebe por dia, pode ser preciso controlar o fluxo de pessoas com o objetivo de evitar aglomerações.
No entanto, criar escalas de almoço mais diversas parece ser uma melhor opção para restaurantes corporativos.
Uma das recomendações da Abrasel é colar adesivos no chão para manter a distância de um metro entre clientes no buffet.
A associação recomenda também a separação de cadeiras e mesas por um e dois metros, respectivamente. Analise o espaço e considere adequações, se necessário.
Se possível, instale ou continue utilizando protetores salivares, de preferência com fechamentos laterais e frontais, higienizados.
Atenção a saúde dos colaboradores
A comunicação com a equipe é muito importante para garantir segurança nesse momento. Esclareça por que é importante e como as máscaras, protetores faciais e luvas devem ser utilizados.
Estabeleça regras e considere mudar escalas. Lembre-se de que essas ações colaboram, inclusive, para o controle da pandemia.
Além de exigir cuidados com a higiene e criar uma rotina de limpeza mais intensa, considere medir a temperatura e realizar avaliações de saúde com a equipe.
Se houver um diagnóstico desfavorável, uma manifestação de sintomas ou mesmo um familiar de algum colaborador diagnosticado com a COVID-19, não hesite em oferecer uma licença até que o estado de saúde seja bom.
Mudanças temporárias no sistema de buffet
Esse momento pode exigir inovações e você deve considerar a possibilidade de mudar o modus operandi da empresa. Não disponibilizar o buffet por algum tempo pode ser uma boa ideia.
Você pode trabalhar com um sistema à la carte, por exemplo. Assim, a alimentação não fica exposta por muito tempo, evitando contaminação cruzada, e o distanciamento social é favorecido, pois, filas não se formarão no restaurante.
Servir alimentos em embalagens lacradas e nas mesas ou nas estações de trabalho é uma ideia interessante. O cliente faria, então, o pedido por meio de um cardápio.
A Abrasel, aliás, recomenda utilizar uma lousa, um menu digital, para pedidos por celular, ou um cardápio plastificado, o que permite a higienização com álcool em gel.
Nessa hipótese, você também precisa pensar na segurança no transporte do alimento. O colaborador responsável pela entrega deve usar máscara.
Vale a pena também considerar mudanças no cardápio. A utilização de temperos em sachês pode ajudar a evitar o contato com superfícies e é uma boa ideia dar preferência a alimentos cozidos, para mais segurança.
Essas práticas também podem ajudar a conservar mais alimentos e evitar desperdícios. Afinal, você não precisará colocar e mudar tanta comida do buffet.
Esperamos que este conteúdo indique como adaptar buffets de restaurantes corporativos e, por que não, inovar. Não se esqueça de consultar as regras para a sua região e, se desejar, confira as cartilhas que citamos no início do artigo. Assim, você garante mais segurança e colabora com a saúde da equipe, de parceiros comerciais e dos clientes que, aliás, deverão se sentir mais seguros ao notar as suas iniciativas.
Você gerencia um restaurante corporativo? O que você está fazendo de diferente para garantir mais segurança nesse período? Se desejar, contribua com ideias na seção de comentários.