Não veja o cliente como um consumidor, mas como um embaixador da sua marca
Com o Dia do Cliente chegando, falaremos sobre a motivação daquele que é a razão para qualquer empresa existir. Cada pessoa requer um tratamento diferente, exclusivo, e isso já não é mais novidade para ninguém. Aquelas velhas promoções genéricas, por exemplo, já não possuem o mesmo efeito que outrora. É preciso dialogar com as redes sociais, em vez de se debruçar sobre o tradicional e-mail marketing.
A experiência do consumidor durante a compra deve ser prioridade. Ele não quer só saber da qualidade do produto, para ele também importa se a compra foi agradável, independentemente do canal: online ou offline. As companhias devem alcançar o “algo a mais”, devem entregar valor, em vez de focar somente o preço. Ter em mente a importância de pensar na comodidade, na satisfação, usando e abusando da tecnologia disponível.
Ainda que muitos clientes ajam de modo convencional, muitos já estão deixando-se estimular pelo varejo eletrônico e pelas novas formas de interação, novas experiências. Ele está ligado nas ofertas, produtos, vendedores e muitas outras formas de consumo proporcionadas pelo crescente uso da Internet, mobilidade e das redes sociais.
Eles pesquisam mais sobre produtos e serviços, atendimento, preço, pós-venda, e levam em conta principalmente a opinião de outros consumidores sobre a marca. Com isso, os clientes, hoje, têm muito mais poder de decisão do que outrora.
Lembre-se: experiências negativas são altamente influenciadoras. Elas são devastadoras não só em relação as próximas compras, mas em relação a toda a sua rede de contatos já que com redes sociais, a visão de que um depoimento negativo de um cliente atinge o mundo – e rapidamente. Aproximar o consumidor do produto, a ter uma excepcional experiência na loja, a criar convergência online e offline. Não veja o cliente como um consumidor, mas como um embaixador da sua marca!