Você é o dono do projeto, faça a sua parte!
Automatização de processos, maior controle sobre as operações da organização, redução de custos, fraudes e riscos e a otimização do tempo são apenas alguns dos benefícios de implantar um sistema ERP. Isso talvez você já saiba, mas a grande questão que aflige a maioria dos empresários fica por conta da pergunta: “Quando implantar esse sistema na minha empresa? ”.
A resposta é simples: desde o princípio. Porém, se isso não acontecer por alguma razão, podemos dizer que o momento certo é quando a demora na resposta ao cliente, que está na busca constante de agilidade, se torna empecilho para garantir a satisfação desse que utiliza nossos serviços.
Ok, após a decisão de inovar o sistema da organização, outra pergunta muito recorrente é sobre o tempo, tanto para finalizar o projeto como para obter os resultados. A resposta também é simples: depende principalmente de você.
O ERP é a melhor (e talvez a única) forma de profissionalizar o serviço ou produto que sua empresa faz. É por meio dessa inovação importante que sua organização será realmente operacionalizada com eficiência e risco quase zero. Portanto, é um dos maiores projetos de uma empresa.
Você concorda que colocar um dos maiores projetos da sua empresa nas mãos apenas do fornecedor é um engano? O processo deve ser feito em conjunto e quanto mais o cliente do ERP estiver por dentro do que acontece, mais rápido virão os resultados.
Não podemos esquecer que um projeto de sucesso é feito por uma equipe focada e equilibrada, que trabalha junto e em prol de um objetivo claro e bem definido. Na implantação de um sistema de ERP, se não tivermos esse conjunto aliado a um bom fornecedor, não obteremos os resultados desejados.
Sendo assim, evidentemente, a rapidez na inovação do sistema vai depender dessa equipe e de sua sintonia. A equação cliente focado + fornecedor assertivo + objetivos bem traçados sempre terá um único resultado: sucesso. A partir disso, todos os processos da implantação serão realizados com destreza.
Os resultados vêm da interação desse grupo desde o mapeamento, passando pela definição dos processos, pelo treinamento e capacitação, pela implantação até o acompanhamento, que precisa ser constante.
Você é o dono do projeto, faça a sua parte!