NL apresentou integração com Rakuten e lança software para gestão de franquias e redes de lojas no LATAM Retail Show
A NL Informática apresentou duas inovações durante o LATAM Retail Show 2015, que aconteceu entre 24 a 27 de agosto no Expo Center Norte, em São Paulo. A empresa, com estande em parceria com a japonesa Rakuten, lançou uma integração do Cake, software de gestão para micro e pequenas empresas, com o Rakuten MarketPlace, sistema de e-commerce da parceira também focado neste nicho de negócio.
Além disso, foi apresentado o Cake+, versão do sistema para gestão de franquias e redes de lojas. A ferramenta traz recursos como controle de registro de franqueados, permitindo acompanhar a consolidação de resultados da rede em dashboards exclusivos, além de fazer comparativos entre as unidades, promovendo análises por quesitos como lucratividade, faturamento, despesas, entre outros, além da análise por geolocalização, o que possibilita gestão da distribuição de mercadorias e o estudo de ações e promoções localizadas, potencializando os resultados por região atendida.
O produto, que fica disponível pela Internet, também tem funcionalidade para controle de estoque, com opção de transferência de mercadorias entre franquias e unidades distribuídas diretamente pela matriz, sem a necessidade de passar pelas unidades.
Já a integração do Cake com a ferramenta Rakuten MarketPlace entrega às micro e pequenas empresas de e-commerce recursos para gerenciamento desde a infraestrutura de estoque até a efetiva venda ao usuário final, passando por compras, financeiro e outros setores fundamentais da gestão corporativa.
Isso tudo a partir de qualquer lugar, já que o Cake roda em nuvem, e com o respaldo de uma solução que só em seu período de trial Beta foi utilizada por mais de 1 mil MPEs de todo o país. Os planos da oferta integrada terão valor de R$ 99,00 + 15% de transação, na versão Top, até o final deste ano.
A parceria expande o alcance do Cake ao segmento de e-commerce, que no Brasil somou mais de 45 mil empresas em 2014, e também abre um mercado potencial para a Rakuten, cuja plataforma é utilizada por mais de 1 mil lojas virtuais no país: conforme dados da Confederação Nacional de Comércio (CNC), o número de micro e pequenas empresas brasileiras, público alvo do Cake, passa dos 9 milhões, sendo responsáveis por 27% do PIB nacional, com salto de R$ 144 bilhões para R$ 599 bilhões nos valores de produção nos últimos dez anos, segundo dados do SEBRAE.
Além disso, a aliança reforça a presença da Rakuten na região Sul, onde a empresa não possui atuação direta. Somente no Rio Grande do Sul, estado sede do Cake, concentra mais de 75 mil MPEs, de acordo com o Ministério do Trabalho, sendo um mercado aberto para a integração entre o software de gestão caxiense e a solução de e-commerce japonesa.
“O conceito de omni channel, que demanda a presença do vendedor em todos os canais possíveis de interação com seu público, é cada vez mais imperativo. Micro e pequenas empresas precisam se adaptar a este novo modelo para buscar competitividade e a integração que oferecemos do Cake com o Rakuten possibilita não somente a adesão das MPEs às vendas online, como também a gestão completa do negócio e acesso a relatórios diversos sobre picos de vendas, gráfico de faturamento, análise de despesas, faturamento, pedidos e vendas por cliente ou período, entre vários outros recursos”, detalha a diretora Comercial e de Marketing da NL, Grasiela Tesser.
Dados da Associação Brasileira de Comércio eletrônico denotam que, em 2014, cerca de 70% da cerca de 45 mil lojs do e-commerce nacional fizeram menos de 10 vendas por mês. O estudo da entidade aponta falhas de gestão e infraestrutura precárias como as maiores causas deste problema.
A ferramenta integrada Cake e Rakuten é, certamente, uma alternativa para solucionar o problema.