Sistema para restaurantes corporativos: Cuidados na gestão para ter melhores resultados
Diante de um mundo de possibilidades e de recentes mudanças no segmento de food service, é muito fácil perder o controle dos custos dos restaurantes corporativos se não houver um controle rigoroso de sua gestão.
Daí a importância de prestar atenção aos detalhes, que podem parecer mínimos, mas que fazem uma diferença total no orçamento no final do mês.
Nesse sentido, contar com um sistema de gestão faz toda a diferença, visto que, oferece uma visão mais abrangente da sua atividade e permite que você identifique problemas que poderiam passar despercebidos.
A seguir, destacamos alguns cuidados na gestão de restaurantes corporativos para que você possa obter melhores resultados. Confira!
1. Não compre sem antes fazer um planejamento
Controlar as compras de um restaurante corporativo é uma das atividades mais complexas e, por isso, é onde acontecem muitos erros de gestão.
Como estão envolvidos muitos produtos perecíveis, é muito importante que seja feito um planejamento minucioso, para que não haja compras em excesso, que geram desperdícios e, consequentemente, perda de dinheiro.
Mas, esse não é o único fator que torna as compras uma atividade crítica para os restaurantes corporativos. Também é preciso garantir que não falte nenhum item.
Considere, por exemplo, que você prepare um cardápio semanal no qual em um dos dias será servido omelete. Agora, imagine o que aconteceria se, ao chegar o dia de preparar esse prato, você constate que não tem ovos, por que o fornecedor ainda não entregou.
Esse é apenas um exemplo extremo, mas sabemos que, na cozinha, a falta de um único item pode impactar o resultado final de todo o cardápio.
A utilização de um sistema adequado para restaurantes corporativos pode tornar a gestão de suas compras muito mais fácil e eficaz.
Uma solução de qualidade oferece recursos como o cálculo da data de entrega do pedido de compra de forma automática, analisando tempo de preparação do insumo e tempo de transporte.
Isso é feito com base no histórico de compras anteriores, que permite que você tenha mais segurança sobre o que comprar e quando, para garantir que não falte nenhum item em seu estoque.
As melhores soluções do mercado ainda oferecem recursos de agendamento de compras, para que você possa alinhar seu planejamento de cardápio com o seu estoque. Assim, além de garantir que não vai faltar nenhum item, você ainda garante que sempre contará com produtos sempre frescos.
Além disso, um bom sistema permite que você controle seu estoque de forma mais eficaz, por meio de relatórios que revelam, por exemplo, o consumo médio e disponibilidade de cada item.
2. Cuidado com o recebimento de suas compras
De nada adianta planejar corretamente as compras dos restaurantes corporativos se os fornecedores não entregarem exatamente aquilo que foi pedido.
De fato, os erros no momento da entrega são frequentes e, por isso, isso deve ser um ponto de atenção.
É preciso estabelecer controles para conferir se, a cada entrega, os itens recebidos estão de acordo com o que foi pedido. Esse processo deve considerar, inclusive, as marcas dos produtos pois, como se sabe, é comum haver diferenças de rendimento e qualidade.
Assim, um bom sistema para restaurantes corporativos deve contar com o recurso de análise de divergências, para confrontar os dados das notas fiscais de entrada com o pedido de compra.
Os melhores sistemas, inclusive, contam com a funcionalidade de bloquear o pagamento do fornecedor quando são identificadas divergências.
3. Não esqueça de controlar os seus custos
Você sabe quanto custa para você, hoje, cada prato do seu cardápio? Caso a resposta seja negativa, você está com sérios problemas de gestão.
De fato, saber exatamente os seus custos de produção é fundamental para que você consiga determinar o preço adequado de suas refeições, para não vir a ter prejuízo.
Mesmo em contratos em que a cobrança não é feita por prato, saber o custo das refeições é fundamental para que você consiga montar um cardápio que fique dentro do seu orçamento e permita que sua atividade seja lucrativa.
Por isso, um bom sistema para restaurantes corporativos deve fornecer informações como custo de itens, de receitas, pratos e cardápios.
As melhores soluções são capazes, inclusive, de apresentar o custo per capta de cada refeição.
Outro recurso fundamental é a comparação entre custo previsto e realizado de cada cardápio.
Assim, caso você esteja gastando mais do que o planejado, você pode adotar estratégias para reverter as perdas, substituindo produtos ou mesmo trocando um item do cardápio por outro similar e mais barato.
É importante ressaltar que as informações de custos são essenciais não só para o planejamento de seu cardápio, mas também nos processos de negociação com as empresas.
Isso porque você consegue apresentar de forma clara e objetiva como os custos evoluíram ao longo do tempo e, assim, embasar os pedidos de reajuste de contrato, por exemplo.
Restaurantes corporativos que contam com soluções inteligentes alcançam melhores resultados
Um sistema inteligente ajuda os restaurantes corporativos a controlar melhor seus processos – elaboração, produção, acompanhamento -, desde a utilização da matéria prima até a venda ao consumidor final.
Isso ajuda, por exemplo, a identificar oportunidades para redução de custos e, ao mesmo tempo, contribui para a garantir qualidade de suas refeições.
Em um mundo tão competitivo, é fundamental ter o controle de todos os detalhes da sua empresa, principalmente no que diz respeito aos custos. Quando você não tem gerenciamento estratégico, o lucro pode facilmente escapar do controle.
Quem trabalha no setor de restaurantes corporativos sabe que cada centavo economizado pode afetar positivamente seus resultados financeiros.
E o mais importante, nesse caso, é ter acesso a informações estratégicas que mostrem exatamente o que está comprometendo para obter resultados satisfatórios, ou melhor, do que pode estar fugindo do seu controle orçamentário.
Existem ferramentas inteligentes que podem não só te ajudar, como te salvar nos momentos de dificuldade, evitando por exemplo, que falte itens indispensáveis no seu estoque ou que você ofereça cardápios cujos os custos de produção sejam maiores do que sua receita com a venda.
Portanto, vale a pena investir em uma ferramenta que entrega análises gerenciais em tempo real de cada resultado de seu restaurante.
O NLGestão, por exemplo, é um sistema que oferece aos restaurantes corporativos recursos para gerenciamento de todos os processos, facilitando a gestão e ajudando a melhorar os resultados.
Quer saber mais sobre essa poderosa ferramenta? Então, clique aqui e conheça todos os recursos do NLGestão que foram desenvolvidos sob medida para o setor de refeições coletivas!