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Como inovar através de mecanismos de busca

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Como inovar através de mecanismos de busca

Você já ouviu falar da frase “se não está no Google não existe”? Pois é, a empresa pode existir aqui na realidade física, mas a visibilidade virtual que os mecanismos de busca como o Google são capazes de entregar impactam muito no alcance que essa empresa pode ter em curto a longo prazo. 

Por esse motivo é recomendado que gestores e empreendedores não se conformem com o que estão recebendo fora do mundo virtual, pois bons produtos e serviços também devem ser vistos por públicos que nem imaginam que poderiam ter, e inovar nesse meio é garantir um crescimento perene. 

Ao adotar uma estratégia de inovação em sua empresa, entender como os mecanismos de busca funcionam é imprescindível. 

Esse artigo vai te ajudar a entender melhor como esses mecanismos funcionam e como você pode se desenvolver de forma orgânica utilizando as melhores estratégias a seu favor!

Como funcionam os mecanismos de busca?

Basicamente, os mecanismos unem dois componentes para classificar a relevância de páginas da internet: popularidade da página (através de quantidade e qualidade de links de outras páginas) e relevância da página para frases de pesquisas.

Esses componentes são a base para a maioria dos mecanismos de busca (atualmente os mais populares são Google, Yahoo e Bing), e mesmo com algoritmos mais precisos para resultados mais assertivos, não há previsão de grandes mudanças.

Qualquer alteração feita para os mecanismos de busca do Google sempre preza pela experiência do usuário (grave isso, será seu principal direcionamento). 

Depois de descobrir essas informações, conquistar o pódio nos resultados de pesquisa ainda parece uma tarefa impossível para sua empresa? Leia algumas dicas que preparamos para você!

Dicas de como se posicionar nos mecanismos de busca

As sugestões informadas abaixo são desenvolvidas para estratégias de SEO – Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Busca. 

Comece com o site 

Parece muito pouco falando assim, mas esse aqui é o primeiro lugar que você deve investir para ser bem visto e considerado. Imagine que esse lugar receberá visitas todos os dias, e essas visitas precisam ser bem recebidas e se sentirem confortáveis para ficar e te conhecer melhor. 

Por isso, não dispense um design atrativo e fotos bem feitas e elaboradas! Também pense que seu site precisa ser responsivo para aqueles que te acharam utilizando a navegação do smartphone.

Ah, e não se esqueça de deixar um chatbot ou um número de telefone ou WhatsApp para que eles não tenham empecilhos para falar com você. 

Crie conteúdos e defina palavras-chave

Imagine que seu potencial cliente está com muitas dúvidas de como resolver um problema e a resolução para esse problema envolve um serviço que você fornece. Você quer ser o primeiro a atender ele e explicar como que funciona esse serviço, certo? Desta forma ele se sentirá confiante de que terá suporte de quem entende do assunto.

A partir dessa ideia, seu site poderá contar com um blog com diversos conteúdos feito por você para o público do seu nicho, trazendo relevância para o seu comércio e elevando sua autoridade no assunto. 

Assim que começar a pensar nas pautas, você vai perceber que existem similaridades e que alguns termos soam comuns tanto pelas perguntas que você já recebeu a respeito, quanto para a quantidade de vezes que você viu a busca no google. Essas são suas palavras-chave.

Exemplificando, para dentistas que recebem muitas perguntas sobre tratamento de canal ou sobre quanto custa uma restauração de dente com resina, ter conteúdos que falam sobre esses termos repetidas vezes, só alavanca sua autoridade e percepção de valor.

Mas não se esqueça do que falamos anteriormente sobre experiência do usuário! Os mecanismos entendem quando um conteúdo é voltado para educar o usuário sobre um assunto, então no espaço do seu blog evite bombardeios pedindo que ele compre com você, esse espaço é para que a qualidade do seu conteúdo seja o principal fator a despertar interesse nele.

Mantenha o site e os conteúdos atualizados

Não descuide das informações que disponibiliza em seu site, sempre verifique se o chat continua funcionando, se os números estão atualizados, e se um dia mudar de endereço ou telefone, seu site deverá ser o primeiro a ser corrigido!

Os algoritmos também entendem quando algum conteúdo do blog não está atualizado e diminui sua relevância, assim como os próprios usuários costumam procurar por conteúdos recentes. 

Por essa razão, procure produzir conteúdos que despertem interesse a longo prazo e atente-se ao que surgiu de tendência no seu nicho.

Ainda no exemplo do dentista, imagine um endodontista que tem um artigo sobre tratamento de canal e esse artigo não menciona novas tecnologias que surgiram em X ano. Já diminui a autoridade no assunto, não é mesmo? 

Manter-se atualizado através de pesquisas e de conversas ativas com o seu público é essencial para seu crescimento e relevância, nunca dispense esse conhecimento!

Conteúdo feito pelo blog parceiro Consulta Ideal.

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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