8 erros fatais para um planejamento
Confira alguns erros que podem colocar em risco o sucesso de um planejamento. As dicas são dos consultores Reinaldo Messias, do Sebrae-SP; José Dornelas, da Empreende; e Dagoberto Hajjar, da Advance Marketing.
1. Deixar para a última hora: o planejamento tem de ser feito com antecedência, de preferência de seis a quatro meses antes do final do ano.
2. Achar que não precisa colocar no papel: tudo deve ser registrado e compartilhado, nunca ficar apenas na cabeça do empreendedor.
3. Não se distanciar do dia a dia do negócio: para evitar interrupções que podem tornar a atividade longa e pouco produtiva, o ideal é deixar de lado as distrações de telefone e e-mail e reunir o time em um ambiente calmo e isolado.
4. Achar que dar para fazer tudo sozinho: o planejamento é uma atividade que exige o envolvimento de todas as pessoas chave da organização. Representantes de todas as áreas estratégicas devem estar presentes para dar informações e validar propostas.
5. Ser otimista demais: ver o seu negócio crescer o máximo possível é o objetivo de todo empreendedor, mas é importante ter o pé no chão na hora de planejar.
6. Não ouvir o que o mercado está falando: por mais positivas que sejam as perspectivas para o seu ramo de atuação ou para o seu negócio em particular, é fundamental olhar para o cenário macroeconômico e para as tendências que podem influenciar sua operação, seja de forma direta ou indireta.
7. Focar apenas nos números: um bom planejamento não leva apenas em consideração os indicadores financeiros. Para alcançar os objetivos traçados, é necessário definir ações, datas e responsáveis.
8. Guardar na gaveta e não acompanhar os resultados: sem uma boa execução, um bom planejamento não serve para nada. O plano deve ser constantemente revisitado e reajustado, conforme as mudanças de cenário.