Mercado atacadista aponta retração do consumidor. Como sair ileso dessa?
O encolhimento do consumidor já não é mais projeção, mas realidade. O IBGE e a Nielsen divulgaram que a retração acarretou em 4% de baixa no consumo das famílias em 2015. Problemas como inflação, desemprego, medo e insegurança são os pilares desse cenário. O mercado atacadista não vivia uma retração desde 2012, ou seja, algo precisa ser feito e com urgência.
O setor atacadista obteve um faturamento de R$ 218 bilhões em 2015. Se considerarmos o acúmulo da inflação no ano passado, a queda real é de 6,8% no faturamento na comparação com 2014. Estes dados revelam um cenário preocupante e, principalmente que as empresas precisam dar mais atenção para o gerenciamento do negócio.
É evidente que algumas ações podem auxiliar na forma como o novo consumidor deve ser tratado, pois ele procura preço baixo, embalagens econômicas, ofertas interessantes e outras marcas alternativas para reduzir o orçamento. Dessa forma, o mercado no setor atacadista ganha mais competitividade e muitos outros desafios. Agilidade e consistência nas informações são alguns dos pontos importantes para otimizar o tempo das operações e compensar a retração com maior produtividade.
Com o NLGESTÃO, as companhias contam com um sistema completo de gestão, que sugere tanto melhorias no processo e plano de compra, como no rastreamento de pedido. Tudo isso integrado em uma única ferramenta que centraliza todos processos de maneira simples e eficiente.
Para manter a resiliência do negócio, é preciso manter o máximo de controle da operação. Para isso, o NLGESTÃO é um grande aliado, pois permite maior precisão na contagem de estoque e mercadorias, redução do tempo de procedimentos e diminuição no custo de aquisição.
Além disso, quanto as suas funcionalidades, é possível destacar os registros de entrada e saída, registros de inventário e arquivos fiscais estaduais como Sintegra. A interface do sistema também é outra característica positiva, pois permite que os colaboradores acessem sem maiores problemas ou conhecimento técnicos.
Ainda que os dados apontem retração, a possibilidade de caminhar na direção contrária a crise está à disposição de todos. Cortar gastos e otimizar operações são as melhores formas de seguir crescendo com uma perspectiva positiva de presente e futuro.