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WMS: mais organização = mais vendas

WMS: mais organização = mais vendas

O mundo do varejo mudou – e muito. Com o aumento do número de pontos de vendas, com mais alternativas de compra, fora o avanço das iniciativas de e-Commerce, sofisticar as redes de distribuição e introduzir novas práticas e tecnologias se fez necessário para poder atender às crescentes demandas.

Com a capilarização dos canais de vendas, o Warehouse Management System (WMS) se tornou essencial para o gerenciamento de armazéns, facilitando o controle de estoque e agilizando as remessas. A velocidade na hora de efetuar entregas é um diferencial para o varejista: os consumidores não mais aceitam esperar meses para um produto chegar a sua casa.

O principal benefício da solução é reduzir o tempo de movimentação dos produtos no armazém. Ordenando as tarefas no Centro de Distribuição e planejando melhor a utilização dos recursos, a perda de materiais (e de tempo) é evitada, o que auxilia na redução dos custos operacionais e aumenta as margens de lucro.

Mas, para aproveitar espaços com mais consciência – importante ressaltar que o m² está cada vez mais caro – e resolver os problemas de recebimento, acondicionamento e expedição de mercadorias nos centros de distribuição, não basta simplesmente contratar uma solução de WMS. Os resultados virão de um esforço colaborativo de todos os atores da cadeia de suprimentos.

É preciso definir e utilizar boas práticas, integrar ao ERP da companhia ao WMS, além de adotar tecnologias complementares, como coletor WiFi, etiquetas e coletores de RFID, esteiras, entre outros recursos que se integrem com a ferramenta, dando subsídio para seu aproveitamento total. Além de treinar e preparar a mão de obra para usar 100% de seus recursos, é claro.

O investimento é de rápido retorno e aumenta a competividade das companhias. Poder acompanhar a produtividade dos colaboradores é um diferencial estratégico, somando a isso a possibilidade de rastreamento dos produtos, fornecendo aos clientes informações precisas sobre o procedimento e os prazos para entrega. Lembre-se: transparência é uma boa arma para diminuir a ansiedade e ajuda a conquistar e fidelizar clientes.

 

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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