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Open to Buy: para vender bem, é preciso comprar bem

Open To Buy OTB

Open to Buy: para vender bem, é preciso comprar bem

O planejamento de compras é uma parte sensível dentro da estratégia de negócios de uma companhia. A conferência de estoques com precisão, permitindo tomar decisões com mais agilidade, é decisiva para se manter competitivo. Uma ferramenta fundamental para realizar este processo é o Open to Buy (OTB), que cruza as informações de vendas atuais e futuras com os níveis de estoque, possibilitando rever ações ou até mesmo corrigir rumos.

O que é Open to Buy? (OTB)

O Open to Buy (OTB) é conhecido como plano de compras e é utilizado para garantir a relação perfeita entre estoque e metas de vendas. O foco do OTB é assegurar o nível correto de estoque, nem excesso ou falta, provisionando o custo para as compras especiais, potencializando desta forma, a margem inicial.

Isso porque o aumento das vendas ocorre graças à constante oferta de novas mercadorias disponíveis, potencializando assim a margem bruta e, como consequência, o lucro.

O planejamento de mercadorias nada mais é do que um processo de avaliação histórica de vendas focada no comportamento que auxilia na projeção de um plano e a forma correta para alcançar este objetivo.

Neste sentido, a metodologia Open To Buy (OTB) auxilia os varejistas em todos os processos críticos e com isso, controlar ainda, os principais para este mercado: Vendas, Margens, Estoques e Recebimentos (Compras).

Vale lembrar que é crucial a questão da data de recebimento das mercadorias, para tornar o OTB compatível com o Open To Receive (OTR), outra metodologia que garante as margens do varejo. O OTB orienta o plano das variáveis Vendas, Margens e Estoques, o que indica o Recebimento necessário para o período, evitando prejuízos.

Desta forma, o primeiro passo é planejar as vendas, ao analisar a demanda, desenhar as margens que pretende se atingir em cada categoria de produtos; e então planejar os estoques para atender a clientela com a venda planejada.

Por sua vez, o recebimento, uma variável calculada pelo OTR, vai balizar o que deverá ser feito para colocar em prática o plano de negócios.

 

Quais os benefícios do Open to Buy (OTB)?

O principal benefício que o Open To Buy oferece é a melhora da qualidade das compras, o que se reflete nos estoques. Trabalhar com o OTB assegura estoques assertivos, diminuindo o excesso de remarcações de preços, aperfeiçoa o sortimento e reduz gastos, ao melhorar o giro das mercadorias.

Um estoque efetivo e de qualidade gera melhores vendas e reduz as rupturas, trazendo incremento da rentabilidade da organização. Além disso, o OTB é capaz de estimar antecipadamente o custo necessário para ser investido em estoque, durante todo o ano, para todas as próximas temporadas.

O OTB coloca restrições no recebimento de mercadorias para que a loja não receba produtos novos muito antes do período correto da temporada, ou ainda, que não sejam suficientes para a demanda de determinado período.

Por estabelecer metas para que a performance do varejista possa ser comparada ao planejamento, o OTB aponta as ações corretivas que devem ser promovidas para aumentar o lucro.

Todos os varejistas deveriam utilizar o planejamento OTB, já que para o pequeno o volume de vendas e fluxo de caixa são críticos e para os grandes, seu tamanho justifica e faz do plano e o controle questões cruciais.

O OTB garante o controle de estoque e garante o nível adequado de mercadorias disponível para a necessidade de vendas. Com ele, o varejista tem a certeza de estocar a quantidade certa de produtos corretos, no momento ideal.

planejamento open to buy

Para vender bem, é preciso comprar bem

Lançando mão de dados de vendas e de giro de mercadorias, é possível determinar o nível ideal de volume dos estoques, e o OTB faz isso através de informações gerenciamento e inicia assim que o planejamento orçamentário estiver definido.

O planejamento orçamentário entrega ao comprador um plano para aquisição de mercadorias a serem entregues em um período específico.  Ele mostra quanto é gasto por mês e, portanto, quanto dinheiro há disponível para as próximas compras. Ou seja, informação completa para a organização, planejamento e direcionamento de ações de compra.

Mas para utilizar esta informação, é essencial que o usuário tenha facilidade na operação do sistema. Para garantir isso, o OTB oferece uma interface amigável de uso e configuração – esta diretamente relacionada com a configuração da máscara estruturada de itens, o que permite, por meio da integração com o NLGESTÃO, criar infinitas máscaras diferentes para o código de cada item.

Além disso, é possível agrupar produtos dentro de um mesmo universo, com a mesma a identidade, ou que sejam substituíveis entre si, e categoriza-los. Também pode-se definir produtos de acordo com o público a ser atendido, resultando em mais eficiência e assertividade nas operações dos canais de vendas.

Com a ferramenta, o cálculo do OTB pode ser executado a qualquer momento e o resultado é disponibilizado em questão de segundos. Rapidez e informação para a tomada de decisão. Já para incrementar o planejamento, há a possibilidade de configurar cenários futuros de vendas e realizar a manutenção eficiente do estoque, com o objetivo de diminuir ao máximos os riscos de haver alguma ruptura.

É claro que a participação do usuário é fundamental para o bom funcionamento da ferramenta: para obter resultados satisfatórios do OTB e complementar com sucesso o planejamento orçamentário, atingindo o cumprimento das metas de venda, giro e GMROI, é preciso comprar mercadorias na quantidade suficiente, respeitando o prazo de entrega, de modo que o estoque mensal final real seja igual ao estoque mensal final projetado para um mesmo mês.

Informações abrangentes para comprar – e, por consequência, vender – bem. Isso é o que oferece o OTB.
Vale a pena conhecer!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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