Realidade Aumentada no varejo: saiba tudo sobre esta novidade
Em uma pesquisa global da Nielsen de 2019, os consumidores listaram a Realidade Aumentada (AR, na sigla em inglês) e a Realidade Virtual (VR, na sigla em inglês) como as principais tecnologias que procuram para ajudá-los em suas vidas diárias.
De fato, pouco mais da metade (51%) disse estar disposta a usar essas tecnologias para avaliar produtos.
Quase três anos depois (e com uma pandemia global nesse intervalo), o interesse pela AR aumentou consideravelmente, bem como suas aplicações.
Agora essa tecnologia está sendo fortemente utilizada para resolver problemas reais para os clientes, especialmente em meio à pandemia.
O impacto da Realidade Aumentada no varejo está sendo monumental e está trazendo muitos benefícios para o setor.
A seguir, você pode conferir mais detalhes sobre essa tecnologia e como ela está remodelando o varejo.
O que é a Realidade Aumentada?
AR é uma tecnologia que tem o potencial de mudar a cara de muitos negócios. Agora, vamos embarcar na jornada de compreensão de seus conceitos básicos.
Provavelmente você está mais ou menos ciente do conceito de Realidade Aumentada, mas para aproveitar ao máximo essa tecnologia em seu benefício, é preciso saber do que ela é capaz.
Em linhas gerais, ela é a mistura de vários elementos digitais, como feedbacks sensoriais, sobreposições visuais e haptics no ambiente do mundo real para dissipar ainda mais a barreira entre o mundo real e o virtual.
Porém, a definição formal de Realidade Aumentada é: “Uma tecnologia que sobrepõe as imagens virtuais ou geradas por computador no ambiente em tempo real para criar uma visão que proporciona uma experiência do mundo real”.
Diante disso, fica evidente que a palavra-chave da Realidade Aumentada é a “sobreposição”, que, em suma, é o rompimento da barreira entre mundo real e virtual.
A Realidade Aumentada no Varejo
O varejo é um dos setores que, na atualidade, tem tirado mais proveito da AR. Os aplicativos móveis equipados com essa tecnologia emergente podem transformar (e estão transformando) a maneira como os varejistas operam seus negócios.
Com a aplicação da Realidade Aumentada no varejo, as estratégias de marketing, as vendas, bem como a experiência de uso, podem ser aprimoradas para outro nível.
Quer saber por que essa tecnologia é tão atraente? Aqui estão algumas boas razões:
– Permite uma abordagem personalizada para cada cliente;
– Impacta a visão do usuário sobre a marca;
– A publicidade pode ser aprimorada;
– Proporciona experiência interativa;
Há, ainda, uma série de outras razões para a incorporação da Realidade Aumentada no varejo, como você pode conferir adiante.
Benefícios do uso da Realidade Aumentada no varejo
Talvez você ainda não tenha uma visão clara de como a AR pode ser aplicada às operações de sua empresa. Por isso, listamos a seguir algumas aplicações possíveis:
Personalização do conteúdo do usuário
Uma das grandes ambições dos varejistas na atualidade é personalizar o seu conteúdo para atender às melhores expectativas do cliente.
Como exemplo disso, podemos citar os sites que fazem sugestões de produtos com base nas buscas e aquisições de cada usuário.
Com o uso das ferramentas e tecnologias mais recentes, você pode filtrar e retratar apenas o conteúdo que seu cliente pretende visualizar ou procurar.
Dessa forma, você economiza tempo seu e de seus clientes e oferece a eles uma visão do produto que pode permitir uma seleção fácil e intuitiva.
Facilidade de testes/provas
Testar ou experimentar um produto pode ser demorado e inconveniente.
Considere, por exemplo, uma loja de maquiagens. As clientes que frequentam a loja, geralmente, já estão utilizando algum tipo de produto na pele. Removê-los para testar um novo pode não ser a experiência ideal que elas esperam na hora da compra.
Da mesma forma, em uma loja de roupas pode ser inconveniente experimentar uma peça para avaliar seu caimento ou para descobrir o tamanho ideal.
A Realidade Aumentada ajuda a resolver esses problemas. Por meio de espelhos virtuais, onde você pode simplesmente descobrir o tamanho ideal da roupa que você gosta, apenas ficando parado em frente a uma tela digital.
Você também pode avaliar como o vestuário está ficando e se ajustando ao seu corpo, testar combinações e mudar de peças apenas com alguns comandos.
Nas lojas de maquiagem, você pode encontrar o tom ideal para a sua pele sem maiores esforços.
Este é um papel incrível da Realidade Aumentada no varejo, que também pode ser aplicado a compras online.
Suponha que, ao comprar um par de óculos, o aplicativo escaneie seu rosto para colocar o par em seu reflexo digital. Esses tipos de técnicas de gamificação desempenham um papel importante na condução das vendas no varejo.
Combinação do varejo tradicional e compras online
Um dos principais benefícios da Realidade Aumentada no varejo é a possibilidade de unir o comércio eletrônico e o tradicional.
No mundo virtual, essa tecnologia permite replicar a sensação ‘divertida’ de experimentar os produtos e encontrar as melhores peças, nos moldes do varejo tradicional.
Nas lojas físicas, essa tecnologia permite, por exemplo, uma navegação interativa, onde você pode consultar modelos e cores disponíveis em estoque com extrema facilidade.
Aumenta a presença e o reconhecimento da marca
AR é uma ferramenta incrível para aumentar o reconhecimento da marca de uma empresa para públicos mais amplos.
Aplicativos móveis com recursos de AR de última geração ajudarão uma marca a fornecer experiências únicas aos usuários.
Em suma, o uso dessa tecnologia para estratégias de marketing de varejistas pode dar uma grande alavancagem às marcas para encontrar maneiras engenhosas de interações, criando um canal para feedback instantâneo.
Maior Retorno do Investimento (ROI)
AR é uma tecnologia moderna, que sofre mudanças com frequência. E tudo que é novidade tende a atrair maior atenção do público.
Portanto, um varejista de e-commerce ou m-commerce que oferece essas facilidades certamente ganhará muito mais do que aqueles que não o estão usando.
Melhora a experiência de compra
Isso é como a soma de todas as vantagens e uma das maiores tendências do varejo moderno.
Esteja você comprando online ou offline, um varejista deve fornecer os meios mais interativos para que você tenha uma excelente experiência de compra, que o fará visitar a loja, site ou aplicativo repetidamente.
Reduz problemas de higiene
Com a pandemia da Covid-19, higiene e o distanciamento social tornaram-se uma grande preocupação.
Isso fez com que as vendas online disparassem, mas os consumidores sentem falta da experiência de compra em uma loja física.
Nesse sentido, o uso da Realidade Aumentada no varejo online ajuda a emular a experiência de estar em uma loja experimentando os produtos.
Já nos estabelecimentos físicos, a estratégia de marketing de Realidade Aumentada reduz a necessidade de os produtos serem manuseados e tocados com os recursos experimentação virtual.
No geral, a integração da AR no setor de varejo é útil para as questões de higiene que estão na vanguarda das mentes dos clientes.
Exemplos práticos de uso da Realidade Aumentada no varejo
Grandes nomes do mundo corporativo estão fazendo um trabalho bastante impressionante quando se trata de transformação de negócios com a ajuda de AR.
Os benefícios da Realidade Aumentada para compras online e offline foram concebidos de forma bastante convincente pelas marcas que investiram nessa estratégia.
Abaixo, você encontrará algumas empresas que vem colhendo bons frutos com o uso da Realidade Aumentada no varejo.
IKEA
A IKEA é uma empresa global consolidada, que atua no segmento de móveis e produtos elétricos.
Sua tecnologia Realidade Aumentada no varejo é realmente útil para os usuários, pois permite que eles peguem seus telefones e digitalizem uma peça de mobiliário específica e depois a sobreponham à imagem do seu imóvel.
Você pode fazer isso para o seu quarto, cozinha, banheiro, hall, escritório, gramado, etc. Isso ajuda você a economizar muito tempo e energia.
Topshop
A gigante de roupas Topshop é um exemplo de criatividade com AR. A empresa em suas lojas de varejo nos Estados Unidos montou quiosques onde os compradores vêem um reflexo digital de si mesmos e podem experimentar cada roupa individual através da imagem refletiva.
Através de gestos com as mãos, as peças podem ser trocadas uma após a outra. Todo o processo eleva não apenas o humor de um comprador individual, mas também as pessoas próximas.
Essa tendência já vem sendo seguida no Brasil. Em São Paulo, a loja de materiais esportivos Mizuno, do shopping Morumbi, também conta com um espelho interativo, que permite a prova de artigos sem a necessidade de manuseá-los.
Adidas
Como a tecnologia tem tudo a ver com inovação, a Adidas atesta a afirmação com seu caso de uso de AR no comércio eletrônico.
Há algum tempo, mudou o jogo com o lançamento de um novo par de tênis. No evento da ComplexCon, na Califórnia, os usuários eram convidados a baixar um aplicativo que os guiava a um destino para comprar novos tênis.
Em certos locais, havia sinais alimentados por AR e os usuários precisavam apenas apontar o telefone para ele e seguir as instruções. Isso os ajudou a comprar sapatos mesmo sem entrar em contato pessoalmente com nenhum funcionário da Adidas Originals.
Sephora
A Sephora criou uma experiência de AR, Virtual Artist App, usando a tecnologia Modiface para ajudar os usuários de aplicativos a ver como os produtos de maquiagem ficarão no rosto por meio da câmera do telefone.
Os usuários também podem descobrir quais ferramentas ou produtos precisarão para aplicar determinados produtos.
Essa tecnologia não apenas aumenta as vendas, mas também incentiva os consumidores a se tornarem embaixadores da marca, gravando e compartilhando suas experiências de realidade aumentada online.
Qual é o futuro da Realidade Aumentada no varejo?
A Realidade Aumentada é muitas vezes denominada como uma tecnologia futurista, mas não é verdade. Ela já está presente em todos os setores do mercado de varejo.
Não está longe o momento em que você estará sentado no conforto do seu sofá ou tomando uma xícara de café na cozinha, usando óculos habilitados para AR ou navegando pelos aplicativos móveis de Realidade Aumentada, comprando tudo o que precisa.
Com a iminência da chegada do Metaverso, essa é uma realidade cada vez mais tangível.
E seja AR em compras online ou offline, há certas coisas que precisam de atenção especial. Aspectos como publicidade, localização, incentivos e descontos, abordagem pessoal, interação, descoberta, privacidade e UX são apenas algumas delas.
Um fato interessante sobre o varejo é que, apesar das compras online e do M-commerce ganharem mais precedência a cada dia, os consumidores desejam experimentar a AR em lojas físicas e não apenas em seus dispositivos inteligentes.
É isso que a Realidade Aumentada faz, manter as pessoas dos dois mundos satisfeitas.
Conclusão
Há alguns anos, o setor varejista vem passando por acentuado processo de transformação digital, incorporando novas tecnologias voltadas a pagamentos, controle de estoque, gestão, questões ambientais, dentre muitos outros aspectos.
Agora, as atenções têm se voltado, de forma especial, à experiência do cliente. Nesse sentido, a implementação da Realidade Aumentada no varejo tem muito a oferecer.
Além de comodidade, a AR desempenha um papel fundamental ao permitir uma maior interatividade dos clientes com as marcas e com os produtos.
Os espelhos virtuais, por exemplo, permitem que os clientes possam experimentar uma grande quantidade de peças em questão de minutos. Sem dúvidas, isso tende a aumentar consideravelmente as chances de vendas.
Além de tudo, a AR torna o processo de compra muito mais divertido, autônomo e memorável.
Sem dúvidas, as marcas que investirem em AR têm muito a ganhar, caso façam isso de forma estratégica.
É fundamental colocar o cliente no centro, para identificar o que eles esperam e o que a Realidade Aumentada tem a oferecer para atender as expectativas.
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