Customização de produtos no varejo: confira esta tendência
A customização de produtos no varejo é uma tendência que vem ganhando força ano após ano.
Segundo uma pesquisa recente realizada pela empresa americana Deloitte, 36% dos consumidores entrevistados revelaram ter interesse em comprar produtos exclusivos ou customizados.
Além disso, 1 em cada 5 participantes da pesquisa disseram estar dispostos a pagar até 20% a mais para obter esse diferencial.
Diante disso, fica evidente que esse é um nicho com muito potencial a ser explorado, uma vez que possui demanda em ascendência e representa uma oportunidade para aumentar as margens de lucro dos produtos.
A seguir, você poderá saber um pouco mais sobre a customização de produtos no varejo, o que está impulsionando essa tendência e como sua empresa pode se preparar para se beneficiar desse novo hábito de consumo. Confira!
Por que os varejistas precisam ficar de olho nessa tendência?
Produtos customizados, certamente, não são uma novidade no mercado. No entanto, eles estão adicionando uma vantagem extra à medida que mais e mais empresas estão incluindo este diferencial em seu portfólio.
Paralelamente, é percebido também um aumento na demanda por esses tipos de produto.
Portanto, as empresas que não investirem em customização de produtos no varejo correm o sério risco de perder a competitividade na disputa com marcas que estão aderindo a essa estratégia.
Mas, esse não é o único ponto ao qual as varejistas precisam se atentar. Segundo a pesquisa da Deloitte, já mencionada anteriormente, 46% dos consumidores dizem que ficam felizes em esperar mais para receber seu produto ou serviço customizado.
Portanto, a customização de produtos no varejo é uma estratégia efetiva para melhorar a satisfação do cliente. Como tal, torna-se um importante recurso nos processos de fidelização.
Como se sabe, clientes fiéis são primordiais para o sucesso das empresas. Eles ajudam na divulgação da marca, realizam compras frequentes, agregam valor à reputação de sua marca, oferecem feedbacks, exigem menores esforços de marketing, dentre muitas outras vantagens.
Em outras palavras, a customização de produtos no varejo ajuda sua empresa a melhorar os resultados e também impede que ela possa perder espaço para as concorrentes.
Por que a customização de produtos no varejo está em alta?
O surgimento de produtos customizados é uma evolução natural na economia de ‘gratificação instantânea’ de hoje, onde os consumidores se acostumaram a ter acesso a serviços personalizados sob demanda.
As redes sociais também desempenham um papel fundamental aqui, permitindo que os consumidores compartilhem, avaliem e comentem instantaneamente suas compras, consolidando ainda mais a conexão entre a pessoa e o produto.
Adicionalmente, os avanços na tecnologia digital e de manufatura agora permitem que as marcas ofereçam aos clientes a capacidade de customizar itens on-line ou na loja e, em seguida, recebê-los rapidamente.
O benefício dessa estratégia é que ela fortalece ainda mais a experiência de compra, convidando o cliente a se tornar um parceiro no processo de criação do produto.
Quanto melhor for a experiência do usuário, melhores serão as oportunidades de conversões.
Os varejistas que possuem uma estratégia digital consolidada, que oferece suporte à customização, já possuem uma vantagem competitiva significativa.
Um caso de sucesso que pode ser tomado como exemplo é o da Nike. A marca constantemente realiza experimentos com o digital em suas lojas próprias e varejistas parceiros, implementando a customização de produtos, em lojas físicas e digitais.
Chamada de Nike By You, essa iniciativa permite que você crie o calçado exato que deseja.
Mas, afinal, por que essa tendência está em alta?
Primeiramente, é importante ressaltar que hoje as empresas possuem os recursos necessários para oferecer esse diferencial aos clientes, graças aos avanços e a popularização da tecnologia.
Segundo, vale destacar que, já há algum tempo, os clientes vêm ressignificando seus hábitos de consumo. Hoje, muitas pessoas entendem que podem ditar o que querem consumir e não precisam mais ficar presos ao que as empresas oferecem.
Por isso, na atualidade, as principais estratégias de negócio têm o cliente como o ponto central e são suas vontades que geralmente ditam o rumo dos negócios.
Quais as vantagens de investir na customização de produtos no varejo?
Até aqui você já conheceu alguns motivos que fazem da customização de produtos uma tendência importante para os varejistas. Conheça agora algumas de suas principais vantagens:
Você pode aumentar suas margens de lucro do produto
Conforme já mencionado, os clientes estão dispostos a pagar até 20% a mais por um produto customizado.
Em muitos casos, esse valor é suficiente para suprir os custos de customização e ainda permite uma margem de lucro maior do que a dos produtos padrão.
Aumento na satisfação e a fidelização do cliente
Nem todos os clientes desejam as mesmas coisas ou utilizam os produtos da mesma maneira. Por isso, a customização, inevitavelmente, aumenta a satisfação do cliente.
Ao receber seu produto que atende exatamente às suas necessidades, ou que apresentam as cores, modelos de sua preferência, eles sentem um tipo diferente de propriedade sobre aquele item, o que pode levar a um aumento do sentimento de lealdade à marca também.
De fato, ninguém entende as necessidades dos seus clientes como eles mesmos. Permitir que eles façam parte, de certo modo, da concepção de determinado produto, portanto, é uma forma da marca valorizá-lo e oferecer uma experiência de compra única e inesquecível.
Clientes satisfeitos tendem a ser mais fiéis e, como já destacado, ajudam a impulsionar as vendas e o reconhecimento da marca.
Aumenta a promoção de sua marca
As pessoas têm tendência a notar algo diferente e também gostam de se diferenciar.
Isso é o que diz Athan Didaskalou, fundador da July Luggage, uma marca que fez da customização o diferencial de seu negócio.
A empresa permite aos clientes fazer suas bagagens customizadas, por meio de uma plataforma online. Eles podem escolher o tamanho, a cor e depois adicionar a marca de suas iniciais em qualquer lugar da bagagem, além de poder escolher as cores das letras e as cores das sombras das letras.
Segundo Didaskalou, o marketing boca a boca passou a ser o principal impulsionador da marca. Em entrevista à Forbes, ele relata:
“Os clientes nos dizem o tempo todo que as pessoas os param em aeroportos e nos trens para perguntar onde eles conseguiram suas malas. As pessoas ficam intrigadas com a ideia de suas iniciais em suas malas e, quando descobrem que podem escolher a paleta de cores também, ficam entusiasmadas”.
Na era digital, essa predisposição das pessoas em compartilhar aspectos de sua vida em suas redes sociais pode ser uma grande oportunidade para as empresas.
De fato, quanto mais satisfeito um cliente estiver com suas compras, maiores as chances deles compartilharem a aquisição em suas redes.
Além disso, os produtos que se diferenciam dos seus concorrentes, de um jeito único, como as bagagens July Luggage, são verdadeiros chamarizes, que podem atrair muito mais clientes para a sua empresa.
Qual o papel da tecnologia na customização de produtos?
“Qualquer cliente pode pintar um carro da cor que quiser, desde que seja preto.”
Essa é uma citação de Henry Ford, o fundador da Ford Motor Company, que também disse:
“Nenhuma empresa pode melhorar a menos que preste a maior atenção possível às reclamações e sugestões. Se houver algum defeito no serviço, então ele deve ser investigado de forma instantânea e rigorosa, mas quando a sugestão é apenas quanto ao estilo, deve-se ter certeza de que não é apenas um capricho pessoal que está sendo expresso.”
Portanto, a abordagem da Ford era acertar o design do produto e, então, fabricá-lo em grande escala.
Foi uma abordagem bem-sucedida, mas que agora está sendo profundamente transformada.
As tecnologias da Indústria 4.0 estão mudando a realidade da era da Ford, ao contrário de qualquer outra tecnologia que veio antes.
De fato, é esse conjunto de tecnologias que estão remodelando os processos de produção e introduzindo a customização de produtos no DNA das indústrias.
Por exemplo, robôs programados dinamicamente com ferramentas intercambiáveis permitem que os fabricantes alternem rápida e efetivamente entre os modelos fabricados com perda de eficiência insignificante.
Crucialmente, também é possível fazer tudo isso ao mesmo tempo em que mantém a produtividade e a eficiência operacional.
As tecnologias que impulsionam a mudança do processo produtivo
Na época da Ford, os designers projetavam produtos com o mínimo de participação dos consumidores. Os engenheiros, então, trabalhavam para refinar o design e acertar os processos de produção, além de garantir a maior eficácia e eficiência possível.
Em outras palavras, a conexão entre o cliente, o processo de fabricação e o processo de design era mínima.
A Indústria 4.0 vira isso completamente de cabeça para baixo. Sensores e tecnologias de comunicação permitem que as máquinas na linha de produção possam interagir, coletar dados e emitir instruções de forma autônoma.
Essas máquinas podem estar interligadas a plataformas online, nas quais os clientes podem definir as características de seus produtos.
Esses processos também podem ser integrados às cadeias de suprimentos e distribuição , conectando outras unidades de negócios e gerando ainda mais economia de eficiência.
Como os varejistas podem se preparar para a era da customização de produtos no varejo?
Como ressaltado anteriormente, a customização de produtos (em larga escala) está diretamente relacionada à indústria 4.0.
Por isso, inevitavelmente, as empresas precisam investir em automação de processos, robótica, Inteligência Artificial, dentre um conjunto de novas tecnologias que possam tornar a customização de produtos no varejo uma realidade.
Já as empresas varejistas, precisam buscar uma relação ainda mais próxima com a indústria, recebendo e repassando as demandas de customização dos clientes.
Outro ponto igualmente importante é que as empresas precisam conhecer seus clientes mais a fundo, mais do que nunca.
A importância de um sistema de gestão
Ter um sistema de gestão completo, que suporte toda a operação é fundamental para que sua empresa implemente uma estratégia de customização de produtos no varejo.
De fato, essa é uma importante ferramenta para que você consiga identificar demandas de personalização por parte dos clientes, bem como oportunidades para oferecer produtos diferenciados.
Além disso, os sistemas de gestão permitem que as empresas conheçam mais a fundo o perfil de seus clientes, uma vez que podem reunir dados demográficos, de renda, instrução, hábitos de compra, dentre tantos outros.
Os sistemas de gestão também otimizam a integração dos varejistas com os fornecedores, passo fundamental para tornar uma estratégia de customização de produtos no varejo viável.
Conclusão
Manter-se competitivo e relevante para seus clientes é essencial, assim como melhorar a experiência de compra, desde o serviço que eles recebem até os prazos de entrega e qualidade do produto.
A customização de produtos no varejo, nesse sentido, é a síntese de todos esses objetivos e, por isso, as empresas precisam começar a se preparar para essa realidade o quanto antes.
As indústrias precisam modernizar a estrutura de produção, levando-a para a era 4.0, investir em ferramentas de gestão, que possibilitem conectar todos os processos relevantes, como gerenciamento de estoque, cadeia de suprimentos e vendas.
Já as varejistas, precisam otimizar a comunicação com os clientes, para identificar possíveis demandas e tendências, bem como com seus fornecedores, para criar uma estratégia de customização de produtos viável.
Finalmente, é preciso integrar o cliente ao processo produtivo, em plataformas digitais e também físicas, criando uma experiência omnichannel única e imersiva.
Agora você já sabe um pouco mais sobre a customização de produtos no varejo, seus impactos e suas vantagens. Aproveite a oportunidade e conheça o Phygital, outra importante tendência do varejo que veio para ficar!