fbpx
 

O uso do RFID para controle da produção

NL Informática / Gestão  / O uso do RFID para controle da produção
RFID

O uso do RFID para controle da produção

A tecnologia de RFID (Radio Frequency Identification – Identificação por Radiofrequência) se tornou referência na linha de produção de empresas que utilizam a frequência de rádio para captura de dados. Atualmente, esse sistema está sendo muito usado no controle de processos industriais, lojas de departamento e no varejo.

Uma das vantagens dessa tecnologia é a utilização de medidores (etiquetas) que ajudam no controle de acesso e de fornecimento dos produtos, auxiliando na identificação de sua localização e procedência. Além disso, o RFID também permite a codificação em ambientes hostis e em produtos onde o uso de código de barras não é eficaz.

Essa identificação pode ser feita de diversas maneiras, mas o mais comum é armazenar um número de série do objeto, ou de outra informação, em um microchip. Tal tecnologia permite a captura automática de dados, para identificação de objetos com dispositivos eletrônicos, conhecidos como etiquetas eletrônicas.

Por meio dessas etiquetas, pode-se rastrear um objeto e o caminho que ele percorre de um lugar para o outro. E dessa forma, ter conhecimento dos lugares onde ele passou e localizá-lo onde ele foi reconhecido pela última vez, em caso de perda.

O sistema também pode ser utilizado em lojas de departamento para o controle de entrada e saída de produtos, evitando furtos de peças da loja. Até então, todos esses processos eram feitos manualmente e, portanto, sujeito a erros.

A sua principal função hoje não é simplesmente substituir o código de barras, pois se trata de uma tecnologia de transformação que pode ajudar a reduzir desperdício, limitar roubos, gerir inventários, simplificar a logística e aumentar a produtividade.

No mercado varejista, a tecnologia também permite que o caixa leia o preço de itens à distância, dispensando o comprador de retirá-los do carrinho, além de em apenas um clique fazer a leitura de todos os produtos ao mesmo tempo. Por meio do RFID da NL, o varejista consegue otimizar e agilizar os processos de finalização de compra, cobrança, além de reduzir as filas no caixa. Além disso, a tecnologia permite outros benefícios, como redução de custos e aumento de produtividade, melhora nos processos logísticos, controle de perdas e produção/facção.

Quer saber como o RFID pode ajudar no seu negócio? Entre em contato conosco!

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

DEIXE UM COMENTÁRIO