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Alimentação fora do lar: como aproveitar as oportunidades?

Alimentação fora do lar: como aproveitar as oportunidades?

Do food truck às refeições coletivas, o uso de dados permite identificar oportunidades e promover melhorias contínuas no negócio.

O setor de foodservice tem à sua disposição um tesouro imenso, formado por bilhões de informações sobre clientes, produtos, hábitos alimentares, preferências, restrições, necessidades e desejos. Quem consegue acessar, organizar e gerar inteligência a partir desse tesouro salta à frente da concorrência.

Essa é uma realidade que vale para empresas de todos os segmentos da alimentação fora do lar: do food truck itinerante que pode identificar onde seu produto terá mais chance de sucesso até o negócio de refeições coletivas que consegue, com o uso de analytics e Inteligência Artificial, ajustar seu cardápio para diminuir o desperdício, aumentar a satisfação do público e obter melhores resultados.

Como disse o CEO da Restaurant365, Tony Smith, durante a NRA Show 2024:

“o uso de tecnologia no foodservice faz as empresas do setor mudarem de patamar, permitindo que atuem no máximo do seu potencial”.

Na NL Informática, soluções como o NL RE, voltado ao setor de refeições coletivas, apresentam painéis gerenciais que monitoram dados relacionados a aspectos como:

  • Desperdício;
  • Custo previsto X realizado;
  • Cardápio previsto X realizado;
  • Evolução do número de refeições;
  • Evolução da rentabilidade da operação;
  • Planejamento de cardápios;
  • Previsão de compras;
  • Valores nutricionais das refeições.

A importância de tomar decisões baseadas em dados para melhorar a gestão do foodservice fica ainda mais evidente quando analisamos números. De acordo com um estudo realizado nos EUA pela ezCater, plataforma de refeições coletivas, o mercado de food to work (em que empresas entregam refeições para os colaboradores nas empresas) cresceu 32% em 2023 – o foodservice como um todo avançou apenas 5,4%, segundo a National Restaurant Association (NRA).

“O consumidor que usa o serviço de refeições coletivas é o mesmo que pede delivery no trabalho e vai ao restaurante em outras ocasiões. Quando eliminamos as barreiras para a informação circular e conseguimos entender que o mesmo cliente acessa o negócio em momentos diferentes, temos muito mais informações para oferecer produtos e serviços relevantes para ele”, analisa Grasiela Tesser, diretora-executiva da NL Informática.

Presente na NRA Show 2024 como curadora de tecnologia da principal delegação brasileira no evento, a executiva mostra que as empresas têm à disposição muita informação – mas nem sempre essa informação se transforma em inteligência.

“O estudo da ezCater descobriu que 47% das pessoas que pedem comida em um restaurante que faz parte das opções de refeições do trabalho vai até esse restaurante em outros momentos. Quem cuida bem do cliente durante o expediente está plantando as sementes para vender mais em outros horários”, afirma.

Três cuidados essenciais

Para que uma oferta culinária tenha sucesso, não basta que ela seja saborosa: ela precisa ser disponibilizada para os clientes na hora certa, com alta qualidade. Aspectos como a qualidade do delivery e a apresentação do prato quando ele chega até o cliente são essenciais na percepção que ele tem sobre sua marca. Assim, qualquer atraso na entrega ou problema no transporte respinga na sua imagem.

Isso exige que as empresas de foodservice estejam atentas a três aspectos que vão além de oferecer uma alimentação saborosa:

Embalagens

Na ezCater, apenas 25% dos pedidos são para refeições individuais – a regra é solicitar alimentos para grupos de pessoas de diferentes tamanhos, que então compartilham a comida no ambiente de trabalho. Para lidar com essa variedade de opções, as empresas precisam contar com diferentes tamanhos de embalagem, mas todas precisam ter a capacidade de manter o alimento aquecido (no caso de itens quentes), fresco ou gelado (especialmente sobremesas e bebidas).

Parece algo simples e resolvido com os fornecedores, mas é necessário ter dados sobre o tamanho das refeições (e o tipo de alimento) para otimizar as embalagens e, com isso, otimizar os custos e ampliar as margens. Um sistema de gestão que aponte os desperdícios e informe sobre a quantidade de insumos necessária para a operação gera ganhos imediatos para o negócio.

Facilidade em fazer o pedido

Simplicidade e conveniência orientam a maioria das decisões de consumo. Tenha um aplicativo difícil de navegar e você perderá clientes – isso é fato. É por isso que 67% mais pessoas estão fazendo pedidos online neste ano do que no ano passado, segundo dados da ezCater. Além disso, consumidores mais jovens têm 45% mais chances de usar seus smartphones para fazer pedidos.

Cada vez mais, contar com uma jornada de pedidos online e mobile que seja fácil e rápida é essencial para que suas vendas aconteçam.

Tracking de pedidos

Ser capaz de acompanhar seu pedido é essencial para que os consumidores criem confiança na sua marca. “Em uma rede que visitamos recentemente em Chicago, a empresa colocou lockers para retirada de pedidos, mas não precisou se preocupar em manter esses lockers aquecidos: por causa da assertividade na previsão do tempo de preparação, as refeições ficam em média apenas 4 minutos no locker”, conta Grasiela.

“Todo o processo é pensado para que o tempo indicado seja cumprido e dê confiança para o cliente”, acrescenta.

Para 95% dos consumidores, ter atualização da posição dos pedidos aumenta a confiança – e 83% se sentem menos ansiosos ou estressados quando podem contar com atualizações em tempo real do status do pedido.

“O recado é claro: seja transparente com o cliente, que ele confiará em você e será mais fiel”, diz Grasiela.

O investimento para resolver esses três pontos é uma grande oportunidade. No mercado americano, 90% dos consumidores dizem ter mais disposição de comprar de quem oferece o tracking dos pedidos, mas somente 25% dos operadores de foodservice consideram que esse é um ponto importante. De forma semelhante, boa parte das empresas do setor não acompanha o ritmo de atualização tecnológica – e com isso dá oportunidades para que a concorrência o supere.

O grande desafio é como dar conta de se manter atualizado sem realizar grandes investimentos. Nesse momento, é essencial contar com um parceiro tecnológico que esteja atualizado sobre as tendências mundiais – e consiga “traduzir” essas tendências para a realidade de cada negócio, de forma prática e acessível.

A NL fornece, há 40 anos, soluções de gestão para empresas de todos os portes. Se você precisa de um parceiro tecnológico que entende a fundo o seu negócio e oferece soluções que fazem sentido para o seu momento, conte com a gente! Conheça nossas soluções, impulsione seus resultados e esteja à frente da concorrência!

 

Veja o Venda Móvel

Com sede em Caxias do Sul – RS e escritório em São Paulo – SP, a NL atende a clientes de todo o país. A carteira soma mais de 25 mil usuários em mais de 9 mil PDVs ativos, com cerca de 180 mil NFs geradas mensalmente, e inclui nomes como Lojas Marisa, Grupo Grazziotin, Flavio’s, Top Internacional, Pittol e Sodexo, entre diversos outros cases de sucesso.

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